Academina OxyPlace dá dicas de como se preparar bem para uma corrida de rua
Academina OxyPlace dá dicas de como se preparar bem para uma corrida de rua| Foto: Divulgação
  • Por Oxyplace Academia
  • 05/03/2020 11:13

Quem dera se participar de uma corrida fosse só calçar os tênis e sair por aí, não é? Mas sabemos que o corpo precisa se preparar corretamente para a carga de exercícios que uma maratona exige, para evitar machucados e traumas. Além disso, as condições cardiorrespiratórias precisam estar em cima, de modo que não falte fôlego na Hora H.

Para começar, é fundamental ajustar a rotina de sono e alimentação pensando na corrida. Isso porque o organismo precisa estar “regulado” antes de passar pela prova. Com relação aos nutrientes, consumir mais carboidratos que o necessário não é a solução, mas sim equilibrar sua ingestão com proteínas que irão repor eletrólitos e diminuir a sensação de fadiga. Comer algo jamais experimentado também não é uma boa recomendação, e a dica vai desde alimentos até suplementos. A possibilidade de uma má ingestão pode prejudicar a prova e a saúde do corredor.

Assim como comer bem, dormir influencia na performance de todo atleta. As oito horas recomendadas podem ser mudadas de acordo com a quilometragem que será percorrida: quanto mais km, mais minutos de sono podem ajudar na performance. Mas dormir demais não é recomendado, principalmente para quem já é hiperativo.

E apesar da empolgação que toma conta dos corredores, não se pode esquecer de descansar. Um treino pesado pode desgastar o corpo para o dia da própria corrida. Após o “grande dia”, também é importante se recuperar antes de voltar ao ritmo dos treinos.

| Hands

Como se preparar fisicamente

Treinar para uma corrida exige que o atleta esteja habituado com a quantidade de quilômetros que serão percorridos. A recomendação é que o tempo específico da prova já tenha sido realizado pelo menos uma vez antes da prova, mas não em um dia muito próximo ao da corrida, porque isso pode gerar estafa, já que não seria possível se recuperar completamente. Quem sente dor durante os treinos precisa dar uma pausa ao corpo, antes que se torne algo mais grave.

Quem precisa aumentar a quilometragem dos treinos pode fazê-lo semanalmente, cerca de 10% por vez. Aumentar a carga mais do que isso pode causar lesões. Outra sugestão é que, mesmo para corridas de rua, os treinos sejam feitos na esteira, em uma academia de confiança. A prática fortalece a musculatura e torna a corrida mais tranquila, de modo com que o atleta alcance seus objetivos sem se machucar. Lesões na rua são mais comuns devido às imperfeições do asfalto, e a corrida indoor prepara bem o corpo para a prova.

Aquecer a partir de uma caminhada ou “trote leve” prepara a pessoa pois aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos. E, ao finalizar os exercícios também é importante desaquecer, para não provocar cãibras, náuseas e tonturas.

Quem dá essas dicas é a Academia OxyPlace, localizada no bairro Bacacheri, em Curitiba. Aberta de segunda a sexta, das 6h às 22:30h, sábados das 8h às 14h e domingos das 9h às 12h, a academia conta com diversas facilidades, como estacionamento com manobrista, ambiente climatizado, avaliação física feita com balança de bioimpedância, aplicativo para ajudar a executar os treinamentos, equipamentos modernos e mais de 60 aulas por semana disponíveis na grade horária.

Uma boa preparação é essencial para encarar o desafio de uma corrida, seja ela de 5, 10, 21 ou mais quilômetros!