O mármore é uma rocha natural de visual uniforme e sofisticado. Seguindo cuidados de conservação e manutenção, pode ser aplicado tanto em ambientes internos quanto externos.
O mármore é uma rocha natural de visual uniforme e sofisticado. Seguindo cuidados de conservação e manutenção, pode ser aplicado tanto em ambientes internos quanto externos.| Foto: Diviulgação
  • Por Paraná Granitos
  • 13/07/2021 19:19

O mármore é uma rocha que vem ganhando preferência para usos em ambientes corporativos e residenciais, principalmente por sua elegância. É uma rocha metamórfica proveniente de modificações químicas do calcário que ficam expostas às altas temperaturas e pressão do interior da terra, tornando-a um revestimento perfeitamente natural e de peças únicas.

E caso você ainda esteja buscando mais informações para tomar sua decisão, listamos cinco motivos pelos quais você deve incluir o mármore em sua reforma. Confira!

1 - Versatilidade

Um dos principais atributos do mármore é sua versatilidade. Comumente aplicado em pisos pela uniformidade entre as pedras e os tons claros, garante amplitude ao ambiente com sofisticação e elegância. Ainda, pode ser utilizado, por exemplo, em balcões, pias e na customização de outros móveis, como mesas e aparadores — uso que vem ganhando bastante espaço entre arquitetos e decoradores.

A matéria-prima também é um coringa em projetos arquitetônicos, já que se integra facilmente à qualquer decoração. Independente do estilo do ambiente, é possível conseguir um resultado sóbrio e refinado.

Outra vantagem é que a estética do mármore combina bem tanto com espaços mais modernos, quanto com visuais mais clássicos e tradicionais.

Por isso, é a melhor escolha tanto para quem quer padronizar pisos, paredes e móveis da casa, quanto para quem gosta de redecorar.

2 - Elegância e atemporalidade

Por conta das condições que permitem a formação dos veios da rocha, cada peça de mármore tem um visual único e exclusivo.

Monte Cristo PR
Monte Cristo PR| Divulgação

Tais características proporcionam beleza e requinte às peças de acabamento, tornando-as menos suscetíveis aos efeitos sazonais de tendências ou estações. Destacar o mármore no ambiente ou utilizá-lo em detalhes podem ser referências para bons resultados na decoração.

Desde a antiguidade, o mármore é considerado um revestimento nobre, em parte por conta de sua durabilidade, que o transformou em uma escolha de alto nível, sobrevivendo em estruturas importantes através do séculos.

Na Grécia, era protagonista da arquitetura revolucionária. O Partenon, estrutura histórica construída para homenagear a deusa Atena, bem como o Templo de Zeus, foram revestidos com a pedra.

3 - Variedade de cores, texturas e acabamentos

As pedras de mármore mais conhecidas são as de tonalidades claras e neutras. Mas existem também as vermelhas, rosas, verdes, azuis, cinzas, marrons e pretos. Assim, é possível escolher o que mais se adequará aos ambientes e criar uma infinidade de combinações, agregando ainda mais sofisticação.

Lótus PR
Lótus PR| Divulgação

Os veios da rocha são singulares e originados a partir das modificações químicas que formam o mármore. Por isso, cada peça é única. E mesmo não sendo idênticas, as texturas geradas são constantes, garantindo uniformidade à decoração.

No PR Grupo Paraná você encontra mármores de altíssima qualidade e em diferentes tonalidades. Clique aqui e confira!

O acabamento das pedras de mármore também contribui na decoração. Os principais tipos são o bruto, no qual o mármore é apenas serrado da forma que foi extraído da natureza; o polido, que possui superfície lisa e alto brilho; o acetinado, que é similar ao anterior, porém com a superfície  fosca; e o escovado, sendo fosco e com superfície levemente irregular.

Acabamento Perlato PR polido, no piso da sala.
Acabamento Perlato PR polido, no piso da sala. | Rodrigo Ramirez.
Na bancada cozinha, acabamento Perlato PR escovado.
Na bancada cozinha, acabamento Perlato PR escovado. | Gerson Lima

A grande vantagem de toda essa variedade são as possibilidades de revestir vários ambientes, explorando a diversidade de cores e tornando cada cômodo único.

Os tons de branco, preto e cinza costumam ser as opções mais procuradas já que, pelo aspecto neutro, combinam com tudo. No entanto, também é possível ousar e optar por caminhos mais arrojados.

Entre as possibilidades que fogem do óbvio estão: verde, rosa, vermelho e azul.

4 - Fácil conservação e manutenção

O mármore é uma pedra natural e, por conta disso, a manutenção e a conservação estão diretamente ligadas à sua durabilidade. Fator que deve ser levado em conta principalmente nas aplicações externas, que exigem mais cuidados.

  • Calacatta Lótus
  • Monte Vitta PR
  • Macchia Oro PR

Para a limpeza, um pano úmido com água e detergente neutro são suficientes. Quanto à selagem da rocha e o uso de impermeabilizantes, deve ser realizada de acordo com o recomendado pelo fabricante do impermeabilizante, aplicados sempre por equipes especializadas. Dependendo do local, o tempo varia de 6 meses a 1 ano.

O mármore é uma rocha ornamental extremamente resistente, fundamental para a conservação da beleza do material.

5 - Maior durabilidade e custo-benefício

O fato de ser considerado uma peça de acabamento de luxo está essencialmente relacionado à sofisticação visual do mármore. Além disso, se comparado a pisos de madeira e outros tipos de revestimento, possui maior resistência às ações do tempo, aumentando sua durabilidade. Estabelecendo a relação de custo-benefício, temos um indicador bastante positivo para a pedra decorativa.

Para se ter uma ideia, o índice científico utilizado para medir o quão durável e resistente é um material é a Escala de Mohs, criada por químicos para avaliar a vida útil de cada mineral.

A Escala de Mohs vai de 1 a 10, ou seja, do componente com menor à maior durabilidade. O mármore se encontra entre a posição 7 e 8. A título de comparação, o diamante, pedra praticamente imune a arranhões e, por isso, a mais valiosa do mundo, está ali pertinho, no nível 10.

Deu para perceber que o custo-benefício do mármore é excelente, né?

O PR Grupo Paraná possui uma grande variedade de mármores e granitos, incluindo a escolha perfeita para o seu projeto. Contando com jazidas próprias, garante qualidade máxima com requinte e elegância.

Conheça nossos produtos!