Jazida de granito Café Imperial, do PR Grupo Paraná, localizada na região sul de Minas Gerais.
Jazida de granito Café Imperial, do PR Grupo Paraná, localizada na região sul de Minas Gerais.| Foto: Divulgação
  • Por Paraná Granitos
  • 20/01/2022 13:12

Se você já assistiu ao filme Viagem ao Centro da Terra, inspirado na obra de Júlio Verne, pode ter uma ideia – um tanto quanto fantástica – de como é o núcleo do planeta. À medida que se vai ao interior do globo terrestre, a temperatura vai aumentando. Sendo assim, é na camada do manto, antes do centro, que ocorre o derretimento de rochas que dão origem ao magma.

Contudo, por conta de acontecimentos geológicos – como, por exemplo, movimentos de placas –, o magma é empurrado para a superfície. Ao chegar no lado externo da Terra, ocorre o seu resfriamento, dando assim origem às rochas ígneas internas, como o mármore e o granito.

O granito conta com três minerais em sua composição: mica, quartzo e feldspato. Já o mármore, rocha metamórfica, se origina do calcário exposto a elevada pressão e temperatura. É dessa exposição que são definidas as colorações e texturas da pedra. O que possibilita, tanto para o granito quanto para o mármore, uma infinidade de opções para compor o seu espaço com toda elegância e requinte que essas rochas oferecem.

Por conta disso, as jazidas para a extração do mármore e do granito são encontradas em locais que têm intensa atividade tectônica. As jazidas são reservas naturais em grandes montanhas rochosas, onde as pedras são encontradas em seu estado natural.

Blocos de mármore Branco Paraná
Blocos de mármore Branco Paraná| Divulgação

Processo de extração de rochas ornamentais

As pedras são extraídas por meio de cortes que as fatiam em blocos. O primeiro pedaço, chamado de bancada ou prancha, chega quase ao tamanho de um caminhão de médio porte, medindo aproximadamente 12m de comprimento, 6m de altura e 1,8m de largura.

É importante ressaltar que todo o processo de extração exige equipamentos adequados – máquinas de fio diamantado, hidrobags (almofada dilatadora que utiliza duas chapas finas de aço de alta resistência), marteletes, brocas diamantadas, entre outros – e uma equipe muito bem preparada.

Jazida do PR Grupo Paraná onde são extraídos os mármores brancos.
Jazida do PR Grupo Paraná onde são extraídos os mármores brancos.| Divulgação

Agora, imagine: o artista Michelangelo, ao se deparar com um bloco de mármore, já conseguia ver nele a escultura perfeita. De forma semelhante, o bloco de pedra extraído é analisado por um profissional capacitado para delimitar novas áreas de recorte.

Esses novos pedaços são armazenados em caminhões, adaptados para esse tipo de transporte, e carregados para as indústrias onde serão transformados em chapas.

Assim, após percorrer todo esse caminho, o mármore e o granito estão prontos para receber o acabamento perfeito para o seu projeto. O PR Grupo Paraná oferece acabamento polido (com brilho), escovado e levigado (sem brilho). Tornando a pedra versátil para dar destaque a qualquer tipo de ambiente.

É por isso que essa pedra é tão apreciada e utilizada na construção civil. O seu trajeto até chegar ao revestimento de sua parede, pia do banheiro, balcão central da cozinha ou até mesmo a lareira da sala é longo e deve ser feito com todo o cuidado, que só uma empresa especializada como o PR Grupo Paraná, referência em extração, beneficiamento e comercialização de rochas ornamentais, é capaz de fazer. O resultado é surpreendente.

Jazidas de mármore e granito no Brasil

O Brasil se destaca quando o assunto é produção e exportação de rocha ornamental. Segundo dados recentes da Associação Brasileira de Rochas Ornamentais (Abirochas), o país ocupa o 4º lugar entre os países que mais produzem pedras naturais e a 5ª posição em relação à exportação.

Desde a década de 60, o PR Grupo Paraná é proprietário de uma jazida de Mármore Branco Paraná. Além do requinte e da enorme variedade de tons e texturas, esse mármore oferece alta resistência e baixa absorção de água.

Todo o processo de extração exige equipamentos adequados e uma equipe altamente qualificada.
Todo o processo de extração exige equipamentos adequados e uma equipe altamente qualificada. | Divulgação

De lá para cá, o Grupo cresceu e adquiriu jazidas de outros materiais tradicionais, como o Café Imperial, Crema Paraná, Verde Tunas e Sea Foam Green. O sul de Minas Gerais foi um dos locais que ganhou a presença do PR Grupo PR para a extração de granitos com uma ampla gama de tons, com a Jazida Café Imperial. 

Os produtos obtidos nas jazidas e comercializados pela empresa são distribuídos nacional e internacionalmente. Hoje, são três os centros de distribuição do Grupo no Brasil: no Paraná, em Minas Gerais e no Espírito Santo. A empresa conta ainda com um nos Estados Unidos.