Cuidar da manutenção deve ser prioridade de qualquer caminhoneiro.
Cuidar da manutenção deve ser prioridade de qualquer caminhoneiro.| Foto: Shutterstock
  • Por Postos Pelanda
  • 26/08/2021 20:39

Boa parte do funcionamento da sociedade depende do trabalho dos caminhoneiros. Como qualquer erro ou prejuízo pode custar muito caro, é indispensável para qualquer profissional fazer a manutenção do caminhão de forma consistente.

Como apresenta diversos componentes e dispõe de uma mecânica mais avançada e complexa, cuidar da manutenção de um veículo de grande porte é um pouco mais complicado. De qualquer forma, 2 ou 3 dias de revisões, no máximo, representam muito menos tempo e dinheiro do que seria gasto no conserto.

O que conta, no final, é o tempo que você demora para finalizar o serviço. Além de se prevenir quanto a problemas mecânicos, ainda tem a segurança. Dirigir sabendo que todas as peças apresentam bom funcionamento sempre evita preocupações e perigos desnecessários.

Fique com 7 dicas importantes de manutenção e conheça os motivos pelos quais você não deve ignorar o processo de prevenção.

Manutenção de caminhão: 7 dicas essenciais

Os Postos Pelanda têm tudo o que o seu caminhão precisa. A rede contempla unidades com Truck Center, um serviço completo de assistência mecânica e Lava Truck 24h. Clique e confira.

  1. Cheque os pneus: Mantenha os pneus sempre calibrados. Com a pressão correta, eles rendem mais e você economiza combustível. Também é importante deixar a profundidade dos sulcos da banda de rodagem em pelo menos 1,6 mm. Pneu careca é sinônimo de acidente.
  2. Verifique o óleo do motor: Checagem básica que todo motorista deve fazer. Além de checar se há vazamento, é bom cuidar da lubrificação do motor. Deixar de lubrificá-lo adequadamente pode levar à fundição – sem óleo, algumas peças entram em atrito e provocam o rompimento das ligas metálicas.
  3. Verifique o sistema de transmissão (marcha): Acionar o câmbio envolve muito atrito entre as peças envolvidas, sendo fundamental cuidar da lubrificação de todo o sistema de transmissão. Se você perceber qualquer barulho ou tiver dificuldades na troca de marcha, vá até o mecânico mais próximo. Como substituir peças do sistema de transmissão custa caro, o indicado é solucionar o problema no início.
  4. Cuide da refrigeração do motor: Para manter a temperatura interna sob controle, é importante não só cuidar do óleo, mas refrigerar o motor. O sistema formado por válvula termostática, bomba, reservatório e aditivos trabalha para que as peças não rompam devido ao calor. Dentre todos os cuidados com essas peças, os mais simples e fundamentais são colocar aditivo na água do radiador, para evitar a corrosão dos metais, e verificar o próprio nível de água. Pouca quantidade aumenta a chance de superaquecimento.
  5. Confira a suspensão: O sistema de suspensão do caminhão serve para diminuir os impactos do solo e preservar o chassi e a carga transportada. É o que mantém a estabilidade do veículo. Veja se os parafusos não estão soltos, se os pinos estão lubrificados e se outras peças, como molas e batentes, estão em perfeitas condições.
  6. Revise a condição dos freios: Para evitar dores de cabeça com os freios, faça uma revisão a cada 15 mil quilômetros rodados. Cheque o estado das peças e drene os reservatórios de ar sempre que trocar o filtro secador. Isso evita o acúmulo de umidade e aumenta a vida útil das válvulas pneumáticas.
  7. Cheque o sistema elétrico: Além da bateria, que pode estar em fim de vida, as luzes de sinalização também precisam de manutenção. Qualquer problema com faróis, setas e luz de freio pode render multas da fiscalização rodoviária e provocar acidentes, especialmente à noite.
A Rede Pelanda oferece serviços completos para caminhoneiros.
A Rede Pelanda oferece serviços completos para caminhoneiros. | Shutterstock

Onde cuidar do seu caminhão

Um caminhão em mau estado, além de multas, pode ser apreendido por violar o Código de Trânsito Brasileiro. Paradas não planejadas por conta de problemas mecânicos trazem prejuízos enormes para o caminhoneiro e para o empregador. Além do atraso, o bolso também pesa. Isso sem falar no risco de acidentes, que podem custar a vida de todos os envolvidos.

Por isso, considere fazer revisões periódicas. A Rede Pelanda oferece uma estrutura voltada especificamente para caminhoneiros. O Posto Alpino II, em Campina Grande do Sul – PR, conta com um Truck Center completo para atender quem faz o trajeto São Paulo – Curitiba.

Lá, você tem acesso a serviços de molas, freios, embuchamentos, soldas, alinhamento, autoelétrica, sistema de válvulas de ar com teste, higienização e polimento de cabine, tanque e rodas. As unidades Jaguariaíva e Alpino II têm um Lava Truck 24h, com desconto para quem abastece. Clique aqui para conferir o posto mais perto de você.