Se você procura um destino de montanha para aproveitar a natureza e um clima frio, Urubici é o lugar ideal. Principal destino da Serra Catarinense, a cidade está localizada no vale do rio Canoas, a 918 metros de altitude, e a 174 km de Florianópolis-SC.
Trilhas, cachoeiras, morros, esportes de aventura, paisagens de tirar o fôlego, hospedagens aconchegantes e uma gastronomia deliciosa. Urubici reúne tudo isso e mais um pouco. Então, se você procura ecoturismo ou apenas um local para relaxar e recarregar as energias, vamos ajudar a montar seu roteiro de viagem.
Por que vale a pena viajar para Urubici?
Conhecida como a Sibéria Brasileira, Urubici já registrou a menor temperatura da história do Brasil. Por isso, a cidade é muito procurada no inverno, quando há probabilidade de nevar.
Mas o clima não é o único diferencial da cidade catarinense, que também oferece várias opções de trilhas, mirantes imperdíveis, paredões rochosos, cachoeiras, ótimos restaurantes e outras atrações radicais.
Como chegar em Urubici?
Se você pretende viajar de avião, pode pousar no aeroporto da capital Florianópolis, localizado a quase 180 km de distância, ou da cidade de Lages, mais próxima de Urubici, porém, com menor frequência de voos.
Chegando em Florianópolis, alugue um carro e siga pela BR-282 até a entrada da SC-110, logo após o município de Bom Retiro. Permaneça nela até chegar a Urubici. A viagem vai durar cerca de 3 horas. Também é possível chegar de ônibus, a partir da capital.
Pontos turísticos de Urubici
Reunimos oito pontos turísticos de Urubici que valem a pena estar no seu roteiro de viagem.
Morro da Igreja e Pedra Furada:
Localizado a 30 km do centro da cidade e a 20 km da Estalagem Corvo Branco, o morro é um dos locais mais procurados na Serra Catarinense. Do alto dos seus 1.822 metros de altura, é possível ter uma visão privilegiada da região, inclusive do litoral de Santa Catarina nos dias em que o tempo está limpo.
Do Morro da Igreja ainda dá para contemplar outro cartão postal da região, a Pedra Furada, uma formação geológica com uma circunferência natural de cerca de 30 metros de diâmetro que parece ter sido esculpida à mão.
Para visitar o Morro da Igreja e Pedra Furada, faça o agendamento pelo site do ICMBio referente ao Parque Nacional de São Joaquim.
Cascata do Véu de Noiva:
A cachoeira Véu da Noiva fica em uma propriedade privada localizada no caminho para o Morro da Igreja e Pedra Furada, a 21 km do centro da cidade e tem fácil acesso. No local, você pode aproveitar também uma tirolesa, trilhas, passeios de quadriciclo, restaurante e estacionamento no local.
Cachoeira do Papuã:
A cachoeira do Papuã é conhecida por ter um visual incrível e uma estrutura muito boa para receber os visitantes. Com um mirante com chão de vidro bem posicionado para contemplação da paisagem, o local ainda oferece acessibilidade, entretenimento para crianças, sky bike e restaurantes.
Altos do Corvo Branco:
Uma parada obrigatória em Urubici é contemplar a vista incrível e única dos Altos da Serra do Corvo Branco.
Trilha da Pedra Furada:
Localizada dentro do Parque Nacional de São Joaquim, a trilha tem aproximadamente 4,5 km de extensão e leva até a Pedra Furada. Para fazê-la, você pode seguir de carro até o topo do Morro da Igreja, de onde começa a aventura. A trilha da Pedra furada dura aproximadamente 6 horas e é obrigatória a contratação de um condutor credenciado feita somente com agendamento prévio.
Faça o agendamento pelo site do ICMBio referente ao Parque Nacional de São Joaquim.
Morro do Campestre:
Quem se encanta com a vista do Morro da Igreja também vai sentir o mesmo no Morro Campestre, principalmente se optar por contemplar o pôr do sol de lá.
Cânion do Espraiado:
Este é mais um local que impressiona pela beleza natural, perfeito para as fotos do seu álbum de viagem. De lá, você consegue observar as cachoeiras, escarpas e paredões com mais de 1.000 metros de altura.
Serra do Corvo Branco:
A primeira estrada que liga o interior ao litoral catarinense está aqui. Localizada a cerca de 27 km de Urubici, a Serra é formada por dois paredões de pedra com 90 metros de altura.
Clique aqui e descubra as maravilhas da Serra Catarinense.
Qual a melhor pousada em Urubici?
Para visitar o principal destino da serra catarinense vale a pena a hospedagem em um local à altura, como a Estalagem Corvo Branco: uma pousada no estilo rural que tem sua estrutura montada em homenagem a diferentes países do mundo.
São 11 chalés temáticos com diferentes arquiteturas e decorações típicas, que transportarão os hóspedes para diferentes partes globo terrestre. Além disso, a Estalagem Corvo Branco oferece:
- Café da manhã: com especialidades da serra;
- Adega: vinhos e frisantes de altitude da Serra Catarinense;
- Cinema: ambiente climatizado com TV e som para você assistir a um bom filme;
- Cachoeiras: trilhas, muito verde e cachoeiras na Estalagem e região.
Acomodações da Estalagem Corvo Branco
Embora representem diferentes nacionalidades, uma coisa os 11 chalés da Estalagem têm em comum: a vista privilegiada para uma montanha com floresta intocada. Além disso, os hóspedes desfrutam de outras vantagens:
- Aquecimento a gás no banho;
- Banheira com hidromassagem e cromoterapia;
- Lareira fechada com pele de vidro para evitar retorno de fumaça;
- Adega;
- Amenities;
- Ar-Condicionado;
- Pacote SKY HD Total;
- Sauna;
- Frigobar;
- Assistente de Voz Alexa;
- Isolamento térmico e acústico;
- Café da manhã com maravilhas da serra;
- Wi-Fi;
- Estacionamento.
No local onde é servido o café da manhã, você também encontra uma adega e sala de cinema. Confira quais são os países e acomodações da Estalagem Corvo Branco:
- Chalé Itália (até 2 pessoas);
- Chalé Estados Unidos (até 2 pessoas);
- Chalé Escócia (até 2 pessoas);
- Chalé França (até 2 pessoas);
- Chalé Alemanha (até 4 pessoas);
- Chalé Letônia (até 2 pessoas);
- Chalé Holanda (até 2 pessoas);
- Chalé China (até 2 pessoas);
- Chalé Noruega (até 3 pessoas);
- Chalé Rússia (até 4 pessoas);
- Chalé Canadá (até 3 pessoas).
Agora que você já sabe por que vale a pena visitar Urubici e onde hospedar-se para viver uma experiência inesquecível, clique aqui e reserve um chalé na Estalagem Corvo Branco.
Confira mais fotos incríveis da Estalagem Corvo Branco no Instagram oficial!