A mesa de jantar, de até oito lugares, no centro da sala, diante do nicho de sete metros da Romanzza Curitiba: minimalismo e requinte em um mesmo ambiente.
A mesa de jantar, de até oito lugares, no centro da sala, diante do nicho de sete metros da Romanzza Curitiba: minimalismo e requinte em um mesmo ambiente.| Foto: Celso Pilati
  • Por Romanzza
  • 09/03/2022 18:49

A pandemia da Covid-19 mudou absolutamente todas as nossas relações. Nos abriu a possibilidade, por exemplo, de rever nosso conceito de lar. O que antes era o espaço de descanso e encontros ganhou também a função de escritório. E a necessidade de permanecer mais tempo em casa nos fez olhar para esse ambiente como um refúgio, um local para se proteger de um problema temporário, mas de proporções globais e que segue exigindo cuidados.

Refúgio foi o nome utilizado pelo Escritório de Arquitetura Carolina Reis para a criação do apartamento do Aventus Residences, da Cima Empreendimentos. “O conceito desse projeto foi mais minimalista, moderno, com ambientes integrados e excelente ergonomia”, explica Carolina. Sustentado pela ideia de acolhimento e proteção em um momento ainda delicado, o projeto de Carolina apresentado no apartamento decorado busca transmitir a ideia de conforto e proteção de forma arejada, com sofisticação e estilo. Com áreas integradas e projetadas com padrão ergonômico de modo a facilitar a circulação, amplia a sensação de espaço, em um apartamento de alto padrão de 150 metros quadrados no bairro do Bigorrilho, em Curitiba (PR).

Para isso, a arquiteta se cercou do que havia de melhor em mobiliário planejado, e encontrou na versatilidade e nas inúmeras possibilidades de personalização oferecidas pela Romanzza Curitiba as variações de cores, encaixes, formas, medidas e recortes ideais para criar o ambiente projetado.  As inovações e propostas e executadas pela empresa estão vívidas na Linha Murano, mobiliário planejado para a cozinha, com armários em padrão Bali (com textura de lâmina natural de madeira) e vidro reflecta em portas no alto do mobiliário e na porta divisória de ambiente com a lavanderia.

“Esse foi mais um desafio para a Romanzza Curitiba, de planejados, que executou meu projeto em todos os milímetros exigíveis”, constata Carolina. O mobiliário selecionado conta com produtos de alto padrão, leves e práticos para o dia a dia. Todos os sob medida foram executados pela Romanzza; já os soltos foram produzidos pela Artefacto.

O destaque da Romanzza Curitiba no projeto é o painel da sala, um nicho linear de mais de sete metros em MDF com acabamento de pedra. A similaridade com a superfície de uma rocha é tão impressionante que leva os clientes a se aproximarem dele para tocar, imaginando se tratar verdadeiramente de uma pedra. O padrão é tanto bem próximo do real quanto mais econômico. E ao transmitir a sensação de proximidade com elementos da natureza, o painel reforça o conceito de integração entre os ambientes interno e externo de modo clean e sofisticado, parte do conceito empregado no projeto por Carolina. Outro destaque da decoração é a mesa de jantar no centro da sala, para até oito pessoas, mais os três assentos de cozinha e a mesa de quatro lugares na varanda. A integração entre áreas interna e externa ganha em beleza com o acréscimo da visão da Praça 29 de Março, com seu espelho d’água, árvores e painel em baixo relevo de concreto do desenhista e gravurista curitibano Poty Lazzarotto (1924-1998).

A arquiteta também assina o projeto da central de vendas, onde está o apartamento decorado. E nele, também utilizou itens planejados Romanzza Curitiba, e de outros parceiros, como a Artefacto, que responde por 100% do mobiliário solto.

A Linha Murano, da Romanzza, oferece leveza e sofisticação à cozinha.
A Linha Murano, da Romanzza, oferece leveza e sofisticação à cozinha.| Crédito: Celso Pilati

O cinza arrojado em vez do bege previsível

O zelo na elaboração do projeto permitiu garantir ambientes que oferecem aos futuros moradores a sensação simultânea de acolhimento e amplitude. A integração das áreas interna e externa, com cozinha aberta conectada com sala de jantar, living, sala de TV e sacada, está conectada ao momento em que ainda é preciso de cuidados. Nas cores, o cinza é predominante. A proposta foi fugir do tradicional e previsível bege, e reforçar a ideia minimalista e intimista do projeto, atual e com personalidade.

“Conseguimos proporcionar esses ambientes estéticos, funcionais, mas que trazem toda uma memória afetiva de se estar juntos, sem necessariamente aglomerados”, esclarece.

Para tornar o processo ainda mais preciso e personalizado, Carolina criou personas, para quem o apartamento foi decorado. Assim, todo o ambiente foi pensado para um casal com filhos ainda jovens. “Um quarto é caracterizado para uma menina, com todo um universo minimalista, de privacidade. O outro foi caracterizado para um menino pré-adolescente ou adolescente, também com itens que harmonizam com essa personalidade. Todos os quartos contam com bancadas de estudo, e com características marcantes para atender a todos os gostos dos clientes”, detalha.

O início do projeto se deu antes da pandemia da Covid-19. A necessidade de isolamento e do subsequente home office fez com que o empreendimento passasse por adaptações. Assim, em um dos quartos, o espaço pensado inicialmente para o guarda-roupa foi ocupado pelo escritório residencial. “O projeto está bem atualizado”, garante Carolina.

Em um dos quartos, o home office ganhou espaço sem perder a sensação de amplitude e livre circulação.
Em um dos quartos, o home office ganhou espaço sem perder a sensação de amplitude e livre circulação.| Crédito: Celso Pilati

Tailor made

A Romanzza Curitiba tem, entre suas características que a diferenciam no mercado, a possibilidade de apresentar mobiliário planejado que atendem os milímetros estabelecidos no projeto. “Esse é um item que nos diferencia bastante da concorrência”, destaca Fernando Matoso, diretor e proprietário da Romanzza Curitiba. Ao projetar e fabricar móveis que se adequam com precisão qualquer traçado ou medida, trabalha de modo a tornar um ambiente o mais personalizado possível.

Essa possibilidade de ter um mobiliário editável, que se adequa a espaços de qualquer dimensão, com flexibilidade de medidas, está no DNA da empresa, e faz toda a diferença quando a busca é por atender de modo ajustado projetos assinados por arquitetos ou mesmo para atender demandas dos consumidores finais. “Não fazemos ajustes de projetos; conseguimos deixar que o móvel reproduza com detalhes personalizados toda a criação do projeto criado”, reforça Matoso.

“O setor de engenharia da fábrica favorece os arquitetos com análises e leitura de todos os projetos dos profissionais e mesmo do consumidor final que apresentam projetos para orçamento. Identificamos essas características, preparamos o atendimento de forma bastante personalizada e executamos o projeto na íntegra”, detalha. A empresa trabalha com prazos de entrega mais eficientes que a média do mercado. Hoje, consegue entregar o mobiliário para o cliente e realiza a montagem em até 70 dias corridos a partir da assinatura do contrato. “A maioria do mercado só faz a entrega após 60 ou 80 dias úteis depois da apresentação do caderno técnico”, ressalta.

A Romanzza Curitiba conta hoje com mais de 35 lojas espalhadas pelo país, e trabalha com projetos de ambientes planejados para cozinhas, dormitórios, home office, closet, home theater e também na fabricação de estofados. Na fabricação de acabamentos, trabalha com lâminas de madeira, MDF madeirados, still-color e vidros. Tudo com possibilidade de personalização a partir do desejado pelo cliente e projetado pelo arquiteto, materializando o conceito de tailor-made.

Para mais informações sobre acabamentos, móveis e ambientes planejados, acesse o site da Romanzza.