O Parque Estadual de Vila Velha é uma das principais regiões turísticas do Sul do país.| Foto: Divulgação
  • Por Serra Verde Express
  • 05/10/2021 18:18
Ouça este conteúdo

A marcante cultura europeia da Colônia Witmarsum e as incríveis formações rochosas do Parque Estadual de Vila Velha são duas das maiores atrações turísticas do estado do Paraná.

Sempre quis conhecer alguma das duas? A Serra Verde Express oferece um passeio em ambos os locais de uma só vez. O Tour Vila Velha é uma viagem imperdível pelos Campos Gerais paranaenses e pela rica história colonial do Sul do Brasil.

Ainda em dúvida? Saiba por quais motivos você deve visitar a região e confira informações mais detalhadas sobre as atividades.

Conhecendo a Colônia Witmarsum

A Colônia Witmarsum é um pedacinho da Alemanha no Brasil. Localizada na cidade de Palmeira, a antiga fazenda foi comprada em 1951 por imigrantes menonitas de origem frísia – região que hoje compreende Alemanha e Holanda – que previamente haviam se instalado no estado de Santa Catarina.

O pequeno assentamento prosperou e se tornou uma comunidade muito bem estruturada de 2 mil habitantes e 7.800 hectares. O grande diferencial é que a população se manteve fiel à cultura tradicional em todos os sentidos, conservando aspectos originais de arquitetura, culinária e linguagem.

A Serra Verde Express também oferece passeios exclusivos e responsáveis pela Serra do Mar. Confira clicando aqui.

Com ou sem intenção, a colônia acabou na lista dos pontos turísticos mais interessantes do Paraná. Vale dizer que o local não é um parque temático apenas voltado para o turismo, mas uma área rural autêntica que encontrou na divulgação cultural uma maneira de evoluir economicamente.

Os restaurantes e cafés coloniais típicos da Alemanha são opções que você com certeza não deve deixar de lado, assim como as cervejarias. Experimentar pratos como marreco recheado, kassler e spätzle é uma experiência única. Também é indicado aproveitar a feirinha do produtor e fazer compras nas diversas lojinhas espalhadas pela colônia. Queijos, geleias, bolachas caseiras, massas e doces de todo tipo são produtos de fama nacional.

A visita ao Museu de História Witmarsum é outra atividade que não pode faltar na sua programação. O espaço é um centro de conhecimento tradicional alemão e conta a história da fundação da colônia em detalhes. Você ainda pode comprar peças de artesanato, objetos de decoração, brinquedos e móveis provençais vindos direto da Floresta Negra.

As maravilhas do Parque Vila Velha

Os arenitos de Vila Velha são únicos no mundo.| Foto: Divulgação

O Parque Estadual de Vila Velha fica localizado em Ponta Grossa, a 80 km² de Curitiba. O local é famoso pela formação especial dos arenitos – rochas esculpidas pela ação do vento e da chuva há mais de 300 milhões de anos.

O ambiente só passou a ser objeto de interesse governamental com a criação do Parque, em outubro de 1953. A preservação se intensificou 13 anos depois, quando a região de 3.112 hectares foi tombada pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico.

O interessante é que os arenitos possuem formas especiais que lembram uma série de elementos. O índio, o camelo, a bota e a taça, famoso cartão postal do Parque, são os mais conhecidos.

Além de andar pelos bosques e pelas trilhas desse tipo de pedra, você pode visitar outros ambientes naturais que também chamam a atenção: as furnas – verdadeiros lagos formados por rupturas aquáticas subterrâneas com formato igualmente peculiar. São crateras circulares com mais de 100 metros de profundidade.

Outro grande destaque é o Lago Dourado. O processo de erosão fez com que a superfície ficasse bem próxima do solo, sendo possível enxergar cardumes de peixe a olho nu através de águas muito cristalinas.

Como visitar?

A Serra Verde Express oferece o pacote perfeito para você conhecer os dois pontos turísticos da melhor maneira. O programa tem visita ao Parque Vila Velha na parte da manhã e conta com traslado até a Colônia Witmarsum ao meio dia. O valor de R$ 385,00 inclui transporte rodoviário, ingressos do parque, almoço típico alemão e guia de turismo local.

Confira o cronograma:

  • 8h: Saída do hotel;
  • 9h30: Visita ao Parque Vila Velha (Arenitos, Furnas e Lago Dourado);
  • 12h30: Traslado à Colônia Witmarsum;
  • 13h45: Almoço típico alemão e visita ao vilarejo;
  • 15h: Retorno para Curitiba.

Clique aqui para garantir o seu passeio e consultar informações adicionais.