Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Ingerir água mineral regularmente é fundamental para melhor funcionamento do organismo
Ingerir água mineral regularmente é fundamental para melhor funcionamento do organismo| Foto: Divulgação
  • Por Sistema Blu - Assinatura de Água Mineral
  • 20/05/2021 13:27

Você já bebeu água mineral hoje? E na última hora? Manter-se hidratado é fundamental para o bom funcionamento do organismo e manutenção dos cuidados com a saúde. A água é responsável por manter a regulação da temperatura corporal, contribuir pela remoção de toxinas presentes nas células, e por transportar e auxiliar na absorção de nutrientes.

Estima-se que, em média, mais de 60% do peso corporal de um indivíduo adulto é constituído por água. Número que evidencia ainda mais a importância da hidratação para o organismo.

O consumo de alimentos atua de forma complementar para suprir a quantidade diária necessária. Mas é a ingestão direta de água o modo mais efetivo para totalizar tais volumes. E assim como existem variações nos alimentos, também existem diferentes tipos de água.

A água mineral e a água filtrada são as principais — sendo que, somente a primeira, tem mais de 10 variações nutricionais, classificadas de acordo com a composição química, conforme destaca a ABINAM (Associação Brasileira de Indústrias de Águas Minerais).

Assinatura de água mineral? Conheça o Sistema Blu

Mas entre a água mineral e a filtrada, você sabe quais são as principais diferenças? Qual é a melhor para consumir?

1 - De onde vem a água?

A água mineral, necessariamente, é também natural. Isso porque, para ser captada, são seguidos diferentes critérios e restrições, que vão desde as fontes onde são feitas as retiradas – áreas naturais, livres de impurezas e protegidas de possíveis contaminações, sob constante acompanhamento da qualidade água – até o envase do líquido para comercialização, processo que é livre de influências químicas ou humanas.

Com a água filtrada é diferente, em todas as etapas. Oriunda de rios e lagos, necessita passar por inúmeros processos de tratamento e filtragem para tornar-se potável — e, mesmo assim, não é um processo 100% garantido.

Além disso, o caminho para chegar até as torneiras das residências se dá através de sistemas de encanamentos antigos, que também despejam substâncias tóxicas na água, mesmo após já ter recebido tratamento.

A falta de limpeza em caixas d’água, principal meio de armazenamento, é outro fator que pode levar microrganismos e partículas impuras para o líquido.

 2 - Hidratação é importante, mas o corpo precisa de mais

Por ser submetida a diferentes processos para limpar impurezas, a água filtrada perde quase todos os seus nutrientes. Ela serve, sim, para hidratar, mas o corpo humano necessita de mais fontes de nutrientes para manter seu funcionamento ideal.

Outro problema são os próprios filtros, que não purificam a água. Apesar de bloquearem impurezas, e fatalmente também nutrientes importantes, muitos modelos não são efetivos contra o cloro, substância que em demasia no corpo humano pode causar intoxicações.

A água mineral, por sua vez, leva efetiva contribuição à saúde e ao organismo. Ela também hidrata, mas como é enriquecida com sais minerais pela própria natureza, tem suas condições e propriedades mantidas até o consumidor.

Os principais nutrientes da água mineral são:

O bicarbonato é um dos minerais presentes na água em maior quantidade, sendo fundamental para a regulação do pH nas células.

O cálcio, além da já ampla conhecida função de fortalecimento dos ossos, participa no envio dos impulsos nervosos para as células musculares e na coagulação sanguínea.

Outro mineral presente em grandes quantidades é o magnésio. Ele atua em diversas funções dentro do corpo, como a ativação de enzimas que fornecem energia e na potencialização dos processos digestivos.

Outros nutrientes presentes na água mineral são: ferro, potássio, cloro, silício, fluoreto, sódio, sulfato e o zinco.

Blu – Referência no abastecimento de água mineral
Blu – Referência no abastecimento de água mineral| Divulgação

3 – Benefícios da água mineral no organismo

Além das distinções entre suas origens e formas de chegar até o consumidor, incluindo ainda as composições de cada uma, a atuação no corpo é outra diferença observada entre a água mineral e a filtrada.

Alcalinidade e prevenção de doenças

A propriedade alcalina da água mineral é um dos fatores mais importantes após sua ingestão, por promover maior oxigenação do sangue e neutralizar a acidez dos tecidos e células.

Um organismo mais ácido pode fornecer condições favoráveis para o desenvolvimento de cânceres e doenças degenerativas no sistema nervoso e muscular.

Auxílio nas estruturas cognitivas

Por ser expressivo o volume presente na composição corporal, a falta de água naturalmente desencadeia sinais de alerta por todo o organismo.

Sendo o cérebro um dos órgãos que mais possui água na sua composição (aproximadamente 60%), quadros de desidratação afetam seu bom funcionamento. Com o passar do tempo, a falta de água afeta diretamente a disposição, produtividade, concentração e alterações no humor.

Dessa forma, beber água mineral durante o trabalho ou estudos pode ser um importante aliado de desempenho.

Melhor funcionamento do sistema digestivo

A ingestão de água mineral com suas propriedades, também contribui no processo digestório, ao potencializar a melhor fluidez do trânsito intestinal. Podendo ainda auxiliar na sensação de saciedade durante as refeições.

 Hidratação melhora a circulação

Os eletrólitos presentes na água mineral intensificam a circulação sanguínea e dos demais fluídos corporais, fazendo com que a ação diurética elimine toxinas e contribua pela não retenção de líquidos, fator que pode ser responsável por dores locais e o aparecimento de varizes e estrias.

Ainda, a hidratação dos tecidos está diretamente ligada à qualidade e aparência da pele. Por isso, manter as camadas internas bem irrigadas favorece o rejuvenescimento.

Olhando assim, fica claro como a água mineral possui riqueza de substâncias nutricionais, sendo muito mais benéfica para o corpo humano.

A Blu é referência no abastecimento de água mineral, sendo responsável pelo primeiro sistema de água premium do mundo.

Por meio de um sistema de assinaturas, a empresa instala uma central de água mineral própria no prédio, levando qualidade e comodidade aos seus assinantes. Já são centenas de empreendimentos, comerciais e residenciais, que estão cuidando da água que consomem.

Caminhões realizam os abastecimentos nos reservatórios, sem qualquer interferência ou processos químicos
Caminhões realizam os abastecimentos nos reservatórios, sem qualquer interferência ou processos químicos| Divulgação

O abastecimento é feito de forma programada nos reservatórios instalados, levando água mineral com riqueza de nutrientes, direto da fonte, aos consumidores.

Além do conforto e segurança, com abastecimento ininterrupto, possui inovação exclusiva que possibilita mais saúde e bem estar aos seus consumidores. A empresa também disponibiliza laudos que atestam a qualidade da água mensalmente.

Deu sede? Conheça a Blu – Assinatura de Água Mineral.