Franquias contempladas com o selo de excelência da ABF, como a paranaense Spedini, são consideradas negócios mais sólidos e consistentes.
Franquias contempladas com o selo de excelência da ABF, como a paranaense Spedini, são consideradas negócios mais sólidos e consistentes.| Foto: Divulgação
  • Por Spedini - Trattoria Expressa
  • 27/07/2021 16:20

Quem procura por caminhos seguros para começar um novo empreendimento sempre acaba encontrando oportunidades vantajosas nas franquias.

Contudo, como é natural em um setor que está aquecido e com boas projeções de crescimento para os próximos meses, a grande variedade de investimentos disponíveis pode acabar gerando mais dúvidas nos investidores. Afinal, qual é a melhor franqueadora para fechar uma parceria?

Um bom norte para quem ainda está estudando as possibilidades é se orientar pelo selo de excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), entidade que fomenta e incentiva o crescimento de redes de franquias desde 1987.

No Paraná, um grande exemplo de franquia premiada com o selo de excelência da ABF, com 27 anos de experiência, é a Spedini.

O que significa o selo da ABF?

Oficialmente chamado de Selo de Excelência em Franchising (SEF), o título foi criado no início da década de 90 para identificar as franqueadoras que mais se destacam no mercado nacional.

Mais do que reconhecer as qualidades dessas empresas ou seu faturamento de encher os olhos, o intuito do selo é premiar as marcas que oferecem estruturas mais organizadas, eficientes e colaborativas para que seus franqueados possam crescer e se desenvolver.

Se a franqueadora com a qual você está negociando já foi contemplada com o SEF, pode ter certeza que a marca em questão entende a importância de oferecer todo apoio e subsídio necessários para que sua nova loja seja bem-sucedida.

Saiba como ser um franqueado da rede Spedini

Quais são os critérios do selo de excelência ABF?

Os selos de excelência são distribuídos uma vez por ano. Para estabelecer quem vai receber a honraria, é feita uma pesquisa com os franqueados da rede, em que são contemplados alguns critérios:

  • Grau de satisfação dos franqueados, medido por meio de questionários periódicos individuais;
  • Rentabilidade;
  • Estrutura de atendimento oferecida às franquias;
  • Qualidade do plano de negócios;
  • Força e consistência da marca;
  • Sustentabilidade e responsabilidade ambiental;
  • Tempo e percentual de retorno financeiro para os investidores.

Todas as franqueadoras analisadas recebem uma pontuação de acordo com os parâmetros de avaliação dados por seus franqueados. Em uma escala de 0 a 100, as franqueadoras que tiverem nota acima de 75 são chanceladas com o selo.

As marcas são divididas em três categorias distintas, de acordo com o número de franqueados, unidades e anos de atuação no mercado.

Por que a Spedini recebeu o selo de excelência?

A Spedini é uma das marcas chanceladas do ranking de excelência. Entre 2011 e 2020, a empresa levou o selo da ABF para casa nove vezes, consolidando sua posição no cenário nacional de franchising.

Nesse caso, o reconhecimento é consequência de décadas de tradição e trabalho duro.

Com 27 anos de existência, a franquia levou a alta gastronomia italiana para as praças de alimentação dos shoppings com sabor caseiro e preço que cabe no bolso. A identidade original e o compromisso em oferecer uma experiência única a cada cliente fizeram com que os paranaenses construíssem uma relação de fidelidade com os restaurantes da rede.

Conheça algumas das franquias Spedini espalhadas pelas regiões sul e sudeste

Foi assim, compreendendo os frequentadores com uma empatia cada vez mais apurada para oferecer o melhor serviço possível, que a Spedini desenvolveu uma rede de apoio aos franqueados criada para potencializar o sucesso na fase de maturação do negócio.

A equipe de atendimento ao franqueado oferece tudo que é necessário para começar as atividades, desde o treinamento aos funcionários até a instalação e montagem da loja.

suporte rápido e eficiente por vários canais de comunicação, além da organização de treinamentos exclusivos, pensados para otimizar as unidades e garantir que a saúde financeira seja mantida mesmo em momentos complexos, como aconteceu recentemente na pandemia.

Os gestores das franquias Spedini conseguem aproveitar a autonomia de gerenciar o próprio negócio com a tranquilidade de saber que não estão sozinhos, graças a uma equipe operacional que está sempre trabalhando para inovar e melhorar os processos. Quer se tornar um franqueado Spedini? Clique aqui e preencha o formulário.