É preciso estar atento e avaliar diversos fatores na hora de financiar um imóvel
É preciso estar atento e avaliar diversos fatores na hora de financiar um imóvel| Foto: Shutterstock
  • Por Terrasse
  • 23/01/2024 12:56

Adquirir um imóvel é um marco importante para as pessoas. Mas pelo custo, geralmente, a opção mais viável para realizar esse sonho é por meio do financiamento imobiliário. E é nesse momento que surgem dúvidas sobre como financiar um imóvel.

Não há como negar que pode ser uma operação complexa já que envolve diversas documentações para aprovação. Além disso, surgem muitos questionamentos sobre as taxas de juros cobradas pelos bancos e financiadoras.

Por isso, o foco desse artigo é tentar esclarecer alguns pontos importantes sobre os assuntos. Continue a leitura e saiba tudo sobre financiamento imobiliário.

Primeiros passos em como financiar um imóvel 

Antes de solicitar um financiamento imobiliário, é importante tomar alguns passos iniciais. O primeiro passo em como financiar um imóvel é pesquisar o mercado e comparar as taxas de juros oferecidas pelas diferentes instituições financeiras.

Também é importante verificar se o imóvel que você deseja adquirir está apto para financiamento. Para isso, é necessário verificar se o imóvel está regularizado e se não possui nenhum tipo de restrição. Bancos costumam ser extremamente exigentes nesses pontos.

Em seguida, é preciso fazer com toda atenção um planejamento financeiro. Geralmente, um financiamento imobiliário é algo de longo prazo, então é preciso entender se você terá condições de arcar com o custo por vários anos. Além de pensar no futuro, elaborando um plano B em caso de mudança de renda, por exemplo.

Documentação necessária para o financiamento imobiliário 

Para solicitar um financiamento imobiliário, é necessário apresentar uma série de documentos para as instituições financeiras. Os documentos necessários variam de acordo cada uma, mas vários deles são bastante comuns e costumam ser padrão. Confira quais são:

  • Documentos Pessoais: RG e CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência; 
  • Comprovação de Renda: Contracheques (holerites), declaração de Imposto de Renda e extratos bancários; 
  • Documentação do Imóvel: Certidão de matrícula atualizada, contrato de compra e venda, IPTU quitado; 
  • Análise de Crédito: O banco fará uma análise minuciosa do histórico de crédito do solicitante; 
  • Seguro: O seguro habitacional é obrigatório e protege tanto o comprador quanto o banco em caso de sinistros. 

Taxas de juros: quais são e como funcionam 

As taxas de juros são uma das principais dúvidas sobre como financiar um imóvel. Se você também não entende nada sobre o assunto, saiba que isso é algo muito comum para a maioria das pessoas, pois pode ser bastante complexo. Por isso, contar com o auxílio de empresas e profissionais especializados é crucial para fazer as melhores escolhas.

Em um financiamento imobiliário as taxas de juros variam conforme a instituição financeira, o prazo de pagamento e o perfil do comprador. Geralmente, elas são mais baixas para imóveis novos e para pessoas com maior renda e histórico de crédito.

Existem três tipos de taxas de juros e é importante conhecê-las para que na hora da negociação você entenda o valor real a se pagar:

  • Nominal: A taxa de juros nominal é aquela anunciada pelo banco ou instituição financeira; 
  • Efetiva: A taxa efetiva considera outros custos, como seguros e taxas administrativas, refletindo o real custo do financiamento; 
  • Real: É a taxa de juros nominal corrigida pela inflação. 

Quando se fala em taxas de juros no financiamento imobiliário, é importante também comentar que as instituições financeiras trabalham com sistemas de amortizações de juros ao longo dessas operações. Entre outros fatores, eles refletem diretamente nos valores das parcelas. Veja quais são:

  • Amortização constante: as parcelas mensais incluem uma porção crescente de amortização e com isso, redução no saldo devedor total. Ao mesmo tempo, nesse sistema há uma porção decrescente de juros e ao longo do tempo, paga-se menos juros e mais do saldo principal. 
  • Sistema price: nesse sistema, as parcelas têm um valor fixo ao longo de todo o prazo do empréstimo. A diferença é que assim os juros decrescem em um ritmo mais lento. As parcelas mensais são mais baixas no início do financiamento, porém com um custo total mais elevado pelos juros acumulados. 

Dicas para conseguir uma boa taxa de juros 

Compreender sobre os assuntos no tópico anterior já auxilia bastante para entender sobre como financiar um imóvel. Porém, diversos outros fatores influenciam no valor real pago pelo investidor.

Por exemplo, as taxas de juros estão diretamente ligadas às condições do mercado financeiro. Com isso, acompanhar as tendências econômicas pode ajudar a tomar a decisão do momento certo de contratar o financiamento.

Além disso, é bastante relevante ter o poder de negociação com a instituição financeira. Por exemplo, ter uma boa relação e um bom histórico de crédito podem ser fatores que favorecem a transação.

Fundamental para ter sucesso no financiamento imobiliário também é contar com a ajuda de uma empresa que intermedeie a negociação com a instituição financeira.

A Terrasse Engenharia auxilia seus clientes neste momento importante, tirando todas as dúvidas e buscando os melhores valores e soluções. Com isso, o processo fica muito mais simplificado e vantajoso.

No momento de financiar seu imóvel não deixe de buscar a Terrasse Engenharia e contar com profissionais especializados e comprometidos!