Curitiba é conhecida por muitos parques, praças e áreas verdes que confere um aspecto agradável à cidade
Curitiba é conhecida por muitos parques, praças e áreas verdes que confere um aspecto agradável à cidade| Foto: Shutterstock
  • Por Terrasse
  • 23/01/2024 13:10

Morar em Curitiba pode ser uma ótima escolha caso esteja querendo migrar para uma cidade completa e com ótima infraestrutura. Essa reputação não é apenas resultado do seu charme arquitetônico ou clima agradável, mas também uma combinação de fatores que fazem da cidade um lugar único e atrativo para os moradores.

Para comprovar esses fatos, a capital do Paraná no Índice Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM) foi classificada na primeira posição no ranking de melhores capitais do país. O índice considera o desempenho das capitais nas áreas de educação, saúde, segurança e saneamento básico, se os serviços são de qualidade e atendem a população. Curitiba alcançou a maior pontuação (0,733).

Por esses e outros motivos vamos te mostrar ao longo do artigo os motivos que fazem com que morar em Curitiba pode ser uma ótima decisão para sua qualidade de vida.

Morar em Curitiba: veja cinco motivos para isso 

Curitiba é a capital do Paraná, um dos três estados que formam a região Sul do Brasil. A cidade está localizada a 934 metros de altitude no Primeiro Planalto Paranaense. Ela é a oitava capital mais populosa do Brasil. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem pouco mais de 1,9 milhões de habitantes.

Se você gosta da “cidade grande” ou está querendo migrar para uma, descubra por que morar em Curitiba é uma ótima opção.

1 - Qualidade de vida 

Curitiba é uma cidade com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), alcançando 0, 823 pontos. Ele mede o acesso da população a bens, renda, longevidade e serviços essenciais, como educação. A cidade também tem um baixo índice de criminalidade, contribuindo para a sensação de segurança dos moradores.

2 - Mobilidade urbana sustentável 

A capital paranaense é um modelo em mobilidade urbana sustentável. O sistema de transporte público é eficiente e reconhecido internacionalmente, com uma extensa rede de ônibus e uma inovadora integração com os demais modais, incluindo bicicletas e pedestres.

A famosa "Linha Verde", por exemplo, é um corredor exclusivo para ônibus que atravessa a cidade, proporcionando deslocamentos rápidos e sustentáveis. A arquitetura de Curitiba foi planejada para abrigar vias mais eficientes para a mobilidade desses meios de transporte coletivos.

3 - Inovação e desenvolvimento econômico 

Curitiba destaca-se como um polo de inovação e desenvolvimento econômico. Com um ambiente propício para negócios e startups, a cidade atrai empreendedores e investimentos. Além disso, a diversificação da economia, que inclui setores como tecnologia, serviços e indústria, contribui para a estabilidade e crescimento constante, gerando empregos e oportunidades para os residentes.

4 - Cultura e lazer abundantes 

A cidade abraça a cultura de maneira notável. Curitiba possui uma agenda cultural ativa, com teatros, museus, galerias de arte e uma cena musical pulsante. Eventos como a Feira do Largo da Ordem, o Festival de Teatro de Curitiba e a variedade de festivais gastronômicos e culturais enriquecem a vida social dos moradores.

5 - Preservação ambiental e espaços verdes 

A capital paranaense é um exemplo de comprometimento com a preservação ambiental. Parques como o Barigui e o Tingui oferecem refúgios verdes em meio à urbanidade. Além disso, programas de incentivo à sustentabilidade e ações de arborização urbana contribuem para uma cidade mais equilibrada e ecologicamente responsável.

Invista em moradia em Curitiba 

Com tantas características positivas, Curitiba acaba sendo uma ótima opção para se morar e investir em imóveis. Há muitos bairros centralizados que oferecem uma ampla gama de opções de imóveis de alto padrão.

Se você está buscando imóveis com esse perfil em Curitiba, não deixe de contar com a Terrasse Engenharia. Com 33 anos de existência, a construtora e incorporadora tem um portfólio para todos os gostos na capital paranaense.

Seu investimento é garantido com a Terrasse Engenharia! Contate-nos!