Melhorias no Parque Nacional do Iguaçu vão transformar as experiências para quem visita as Cataratas do Iguaçu.| Foto: Bruno Bimbato
  • Por Urbia Cataratas SA
  • 04/09/2025 09:10
Ouça este conteúdo

Novos passeios, atrações, equipamentos e ações em prol da conservação e contato com a natureza. Tudo isso está previsto no planejamento da concessionária Urbia Cataratas, que investe aproximadamente R$ 600 milhões para os próximos cinco anos no Parque Nacional do Iguaçu — unidade de conservação, Patrimônio Mundial Natural e abrigo das Cataratas do Iguaçu.

O aporte milionário e os projetos da concessionária estão saindo do papel, com algumas novidades já implementadas e outras em processo de aprovação pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que administra o parque e supervisiona a execução de projetos no parque. As ações da concessionária visam colocar o atrativo que abriga as Cataratas do Iguaçu entre os cinco melhores parques naturais para visitar no mundo.

As novidades já estão transformando as experiências dentro da unidade de conservação. Em consonância ao que já foi implementado desde 2023 estão seis trilhas e uma ciclovia totalmente pavimentada e imersa na Mata Atlântica. Todas as trilhas e a ciclovia estão inclusas no ingresso de entrada ao parque, permitindo aos visitantes conhecerem as belezas naturais com liberdade e no próprio ritmo.

Visitantes podem alugar bicicletas para conhecer o Patrimonio Mundial Natural sobre duas rodas. | Foto: Divulgação/Urbia Cataratas

Além disso, experiências em momentos-chaves do dia levam a vistas privilegiadas da Maravilha Mundial da Natureza.  O Amanhecer e o Pôr do Sol nas Cataratas são opções de passeio especiais e mais exclusivos, possibilitando visitar o cartão-postal de Foz do Iguaçu em horários que o parque convencionalmente estaria de portas fechadas. Também contam com apresentações musicais e serviço de alimentação e bebidas para os visitantes.

A beleza do voo dos pássaros sobre as Cataratas do Iguaçu. | Foto: Divulgação/Urbia Cataratas-Parque Nacional do Iguaçu

O Céu das Cataratas, uma atividade de astroturismo que leva os visitantes a admirarem as estrelas, em um dos céus mais puros do Sul do Brasil, com as quedas-d’água ao fundo, é mais recente grande novidade. Ainda, um serviço de locação de bicicletas, que opera desde junho de 2025, oferece a possibilidade de conhecer o Patrimonio Mundial Natural sobre duas rodas.

Céu das Cataratas, atividade de astroturismo que leva os visitantes a admirarem as estrelas. | Foto: Divulgação/Urbia Cataratas/Parque Nacional do Iguaçu

“Nosso propósito é que cada vez mais pessoas se conectem com esse patrimônio, se sintam parte, vivam e vibrem com a energia desse parque. Vamos transformá-lo em um parque de natureza referência mundial”, garante o CEO da Urbia Cataratas, Mario Macedo Junior.

Mario Macedo Junior, CEO da Urbia Cataratas: queremos estar entre cinco melhores parques naturais para visitar no mundo. | Foto: Divulgação/Urbia Cataratas

Atividades propostas

Entre as atividades que serão realizadas, de acordo com um plano de implantação, estão:

  • revitalização e criação de trilhas;
  • modernização de todos os mirantes do complexo para oferecer maior conforto;
  • implementações de acessibilidade para os visitantes;
  • novos veículos para transporte interno;
  • renovação dos elevadores;
  • estudo para a implementação de um teleférico no parque;
  • campo de ecoturismo e aventura;
  • revitalização de construções históricas e outras estruturas de apoio à visitação turística.
Passeio de bike oferece possibilidade de pedalar até vistas inesquecíveis, como as Cataratas do Iguaçu. | Foto: Divulgação/Urbia Cataratas/Parque Nacional do Iguaçu

Investimentos em todo o parque

Além do Polo Cataratas, em Foz do Iguaçu, outros três polos receberão investimentos. O Polo Rio Azul, em Céu Azul; o Polo Silva Jardim, em São Miguel do Iguaçu; e o Polo Ilhas do Iguaçu e Gonçalves Dias, em Capanema, terão melhorias nas suas estações e no atendimento à população local.

As propostas serão pautadas em atividades, serviços, programas e ações com premissas sustentáveis, comunicação, interpretação e educação ambiental para os usuários, voltadas para a importância da conservação.

Circuito São João permite a visita a elementos históricos do Parque Nacional do Iguaçu e área de banho. Abertura da trilha faz parte do planejamento da Urbia Cataratas. | Foto: Divulgação/Urbia Cataratas/Parque Nacional do Iguaçu

Esses objetivos têm, além de um plano estipulado e verba separada, o aval do ICMBio, que recebe da Urbia Cataratas o cronograma e aplica o critério do impacto ambiental para orientar como e se pode ser feito sem que haja prejuízo para a fauna e a flora local.

Investimentos em conservação

Outros investimentos da Urbia Cataratas são na conservação no parque. Em novembro de 2024, a concessionária e o ICMBio anunciaram o repasse de R$ 3,9 milhões ao Projeto Onças do Iguaçu. A iniciativa, que é desenvolvida no Parque Nacional do Iguaçu, tem como objetivo preservar a população de felinos em um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica que cobria todo o Oeste do Paraná até meados da década de 1960. O valor é decorrente do sucesso da visitação na unidade e pode ser revertido em equipamentos necessários para execução da pesquisa e monitoramento.

Convênio assinado com o Projeto Onças do Iguaçu, projeta investimentos para a conservação da fauna. | Foto: Divulgação/Urbia Cataratas/Parque Nacional do Iguaçu

Sobre o Parque Nacional do Iguaçu

O Parna Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma unidade de conservação federal, com a gestão da visitação turística realizada pela concessionária Urbia Cataratas S.A. É um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e referência internacional em turismo sustentável.

Siga a Urbia Cataratas nas redes sociais:
Instagram
Facebook
YouTube