Sem cortes, tecnologia permite rejuvenescer o olhar em procedimento rápido
| Foto:
  • Por Visão com saúde
  • 30/04/2021 16:07

“As pessoas me dizem que estou com o olhar cansado, mesmo eu tendo dormido muito bem”.

“Não consigo usar delineador ou lápis no olho porque minha pálpebra está muito caída, encosta na maquiagem e borra tudo”.

“Esse excesso de pele, essa dobrinha no olho está me incomodando”.

Estas são as queixas mais comuns que a médica oftalmologista Michelle Lemos, da clínica Visão com Saúde, de Curitiba, ouve em seu consultório. Segundo ela, são pessoas ainda jovens, principalmente mulheres entre 30 e 50 anos, em plena atividade profissional e que não gostam de aparentar cansaço ou mais idade.

A boa notícia é que o olhar cansado e a pálpebra caída têm solução: a blefaroplastia. Trata-se de um tratamento que, há até alguns anos, era feito apenas de maneira cirúrgica. Uma operação plástica que exigia internamento hospitalar, anestesia, cortes, pontos, 15 dias de repouso e demais cuidados que todo pós-operatório cirúrgico exige.

Porém, a técnica evoluiu e hoje já é possível realizar esse procedimento sem dar qualquer ponto no rosto do paciente, sem internação hospitalar e nem afastamento das atividades do dia a dia.

Agora o tratamento pode ser feito com uma tecnologia chamada jato de plasma. Michelle ressalta que essa tecnologia, utilizada numa caneta na qual acopla-se um ponta de ouro ou de prata – depende de qual é o local a ser aplicado e resultado desejado – emite energia, o plasma elétrico, gerada pela alta tensão criada entre a ponta do aparelho e a pele de forma segura.

A energia – emitida a uma distância aproximada de quatro milímetros da pele – sem encostar na pele – penetra na superfície e estimula a formação de colágeno, como se a pele voltasse à idade mais jovem, quando essa produção é mais intensa. Isso pode enxugar, aproximadamente, 30% da pele na região tratada. Se o paciente não tem excessos tão grandes de pele, ele consegue com o tratamento firmar a parte interna da pele e reduzir o excesso externo de forma muito suave.

O jato de plasma emprega duas técnicas: o escaneamento e a dot by dot. Na primeira, a penetração é mais superficial. Já na segunda, a penetração é mais profunda e o tratamento mais intenso. Tudo depende, ressalta a médica, de qual a região a ser aplicada e qual o resultado desejado.

Procedimento

Diferente da antiga técnica de blefaroplastia, que era feita em ambiente hospitalar, a técnica com o jato de plasma não necessita de internamento. A anestesia é local e o procedimento é feito com o paciente acordado. Não precisa de jejum, nem de qualquer exame médico prévio, apenas uma pequena preparação da pele nas duas semanas anteriores. O médico também verifica se o paciente não é alérgico a algum componente da anestesia local.

Nos olhos, a oftalmologista coloca um protetor ocular – um protetor acrílico que não conduz energia – com uma gotinha de anestésico e uma pomada para evitar qualquer desconforto. É rápido, é seguro e sem qualquer tipo de comprometimento à saúde dos olhos. Se o procedimento for feito só na pálpebra inferior, o tratamento pode durar até uma hora. Se forem feitas as pálpebras inferior e superior, a sessão de jato de plasma pode chegar a 1h40.

Pós-cirúrgico

Michelle explica que o pós-operatório é muito tranquilo. Pode ocorrer um discreto inchaço dos olhos apenas nos dois ou três primeiros dias. Em aproximadamente quatro dias, a pele forma uma “casquinha”, que vai caindo naturalmente. Após o quinto dia já é possível usar maquiagem normalmente e retomar a rotina de trabalho sem que ninguém perceba que a pessoa fez algum tratamento. A pele que vem por baixo da casquinha já chega tratada, remodelada e não deixa nenhuma ferida ou cicatriz.

O paciente apenas precisa usar protetor solar e hidratação a partir do quinto dia, além de não tomar sol por um período mínimo de 30 dias, para evitar a hiperpigmentação da pele. Depois disso, vida normal. A produção de colágeno continua ocorrendo por ainda três meses após a realização do procedimento.

Diferenças

A duração da blefaroplastia cirúrgica, a que faz o corte do excesso de pele, tem duração de oito a dez anos. Já a técnica jato de plasma tem efeito que dura de dois a três anos, mas pode ser refeita sempre que o paciente desejar. Apesar de durar menos tempo, há vantagens: é uma alternativa para quem tem medo de cirurgia, o custo é muito menor – já que não envolve os custos hospitalares, anestesista – e a recuperação pós-procedimento, pois permite o retorno ao trabalho com maior rapidez.

Depois de um mês

Em uma semana, já é possível ver os primeiros efeitos do tratamento. Porém, a grande diferença entre o antes e o depois passa a ser bem evidente a partir do trigésimo dia após o procedimento. As rugas amenizam significativamente e a pele fica firme — resultado do estímulo do colágeno — e a pálpebra “enxuga”, abrindo o olhar. “As pessoas percebem que você está mais descansada, mas não sabem dizer o que você fez”, analisa a médica oftalmologista.

E os comentários do pós-tratamento surpreendem. O campeão deles é sobre a sensação de rejuvenescimento, gente que se arrepende de não ter feito o procedimento antes. “Senti que ganhei cinco anos. Parece que minha pele voltou a ter dez anos a menos. São os comentários campeões”, diz a médica.

Precisa fazer com oftalmo?

Michelle explica que este tipo de procedimento só deve ser feito com médicos especializados, já que é necessária uma avaliação prévia do paciente e de acompanhamento profissional no pós-procedimento, assim como cuidados específicos com os olhos durante o procedimento. Até porque, parte do equipamento jett plasma – a ponteira de ouro, que gera resultados mais profundos na pele – só pode ser adquirido por médicos. Não são encontrados em clínicas de estéticas.

Outro ponto importante é que se trata de um procedimento que exige outros conhecimentos que vão além da questão estética, mas também funcional da área dos olhos.

A Clínica Visão com Saúde, em Curitiba, conta com uma equipe de especialistas com sensibilidade para compreender de que forma o problema impacta na autoestima do paciente e estão prontos para apresentar a solução mais adequada para cada caso. A clínica possui um corpo médico experiente e os melhores tratamentos cirúrgicos na área da Oftalmologia. Agende uma consulta e converse com o especialista.

A clínica fica na Rua General Mario Tourinho, 1805, sala 401, em Champagnat, Curitiba. Agende a sua consulta pelo Whats App.

Palavras-chave (estou sugerindo mais palavras do que as que vieram no briefing):

blefaroplastia, pálpebra caída, olheiras, tratamento, estética, procedimento estético, cirurgia da pálpebra, olhar cansado, cansaço, delineador, lápis no olho, maquiagem borrada no olho, excesso de pele, médica oftalmologista, michelle lemos, visão com saúde, jett plasma, caneta com ponta de ouro ou prata, energia, estimula o colágeno novo, produção de colágeno, escaneamento, dot by dot, internação hospitalar, anestesia local, paciente acordado, inchaço nos olhos, rugas, pele firme, rejuvenescimento, autoestima