A renovação do ar é essencial para manter o bem-estar e a saúde
A renovação do ar é essencial para manter o bem-estar e a saúde| Foto: Shutterstock
  • Por VRF Engenharia
  • 27/10/2021 12:54

A climatização de edifícios é fundamental para o conforto e a segurança de todos, já que por meio dela é possível renovar o oxigênio, regular a temperatura, descontaminar ambientes e assim por diante. Por isso, a exaustão e a pressurização são necessárias para melhorar a qualidade do ar de seu espaço.

Mas o que são esses processos de climatização?

A exaustão promove a renovação e a purificação do ar, além do controle da temperatura. Assim, os exaustores livram os ambientes de vapor, umidade, odores, bactérias e outros elementos que podem ser prejudiciais à saúde.

Já a pressurização é a entrada de pressão do ar em um ambiente a fim de evitar que o ar exterior entre em contato com o ambiente pressurizado. Ela é essencial para prédios comerciais e industriais, visto que as escadas de emergência necessitam de pressurização para evitar que a fumaça de incêndios invada a área.

A importância da renovação do ar

A falta de controle sobre o ar em circulação pode influenciar não apenas na segurança, mas também na rotina das pessoas. O excesso de gás carbônico, por exemplo, pode causar sonolência e improdutividade.

Segundo pesquisa de cientistas da Universidade Estadual de Nova York e da Universidade da Califórnia, uma alta concentração de CO2 prejudica a capacidade de concentração e de tomada de decisão. Isso ocorre porque o corpo tenta se livrar do excesso de gás carbônico, fazendo com que a pessoa boceje diversas vezes.

Por isso, para que você ou os seus funcionários, familiares e amigos tenham uma rotina produtiva e satisfatória, equipamentos de climatização são essenciais!

Garanta um ar limpo e seguro com o apoio da VRF Engenharia de Climatização. São mais de 25 anos de tradição em renovação de ar com aparelhos de qualidade e certificados pelo Green Building Council.

Acompanhe o blog e siga as redes sociais da VRF Engenharia: Facebook e Instagram.