Manutenção predial de ar-condicionados garante segurança e bem-estar
| Foto: Shutterstock
  • Por VRF Engenharia
  • 03/09/2021 18:25

Administrar um edifício exige uma série de cuidados. Síndicos e empresas de administração condominial possuem um compromisso com todos os moradores e escritórios instalados nesses espaços. Por outro lado, proprietários e inquilinos também precisam manter o cuidado com suas unidades em dia.

A manutenção periódica de aparelhos de ar-condicionado em edifícios de uso público e coletivo já é prevista em lei no Brasil. A medida busca a eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.

Além de resguardar a segurança das pessoas que circulam nesses espaços, a manutenção preventiva dos sistemas de climatização também é necessária para evitar a aplicação de multas sancionadas pela legislação, entre outros benefícios mais amplos, como a economia de energia.

Planejar é o primeiro passo para manter sistema de climatização em dia

Todo edifício que conta com um sistema de climatização precisa desenvolver um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC). Segundo a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) esse documento contém todos os dados da edificação, do sistema de climatização e do responsável técnico. Bem como apresenta detalhes sobre procedimentos e rotinas de manutenção comprovando sua execução.

Por essa razão, contratar uma empresa especializada na realização desse tipo de serviço é essencial para melhor adequação do edifício às normas e leis existentes. A VRF Engenharia, empresa de Curitiba, é especialista em ar condicionado e tratamento do ar para empresas, indústrias e residências, e por isso, oferece serviços completos e personalizados para cada tipo de edifício.

Avaliação do perfil da manutenção de ar-condicionado

A manutenção dos sistemas de climatização pode ser realizada em caráter corretivo, para consertar danos que prejudicam o funcionamento do ar-condicionado, e preventivo, para diminuir as chances de falhas nos aparelhos. O ideal é que a manutenção preventiva seja realizada ao menos uma vez por ano, com a supervisão de profissionais especializados.

Segundo a cartilha de boas práticas da ABRAVA, conhecimento técnico, foco em eficiência e cuidado com o meio ambiente são pré-requisitos básicos para um bom serviço de manutenção preventiva e/ou corretiva de sistemas de climatização. Sendo assim, é preciso avaliar quais as necessidades de cada espaço.

VRF Engenharia é filiada ao Green Building Council Brasil

Desde 2012 a VRF Engenharia é associada ao GBC Brasil. A empresa está habilitada a colocar em prática em todas as obras os procedimentos relacionados aos cuidados de uma instalação sustentável para projetos que buscam certificação LEED (selo verde).

Cuidados com eficiência energética, conforto térmico e qualidade do ar são aspectos que integram o atendimento do corpo técnico multidisciplinar da VRF Engenharia no momento de avaliar e realizar um serviço de manutenção predial.

Conheça o portfólio da VRF Engenharia e solicite um orçamento!