
Ouça este conteúdo
A reportagem do The New York Times que revelou a presença de pelo menos nove espiões russos no Rio de Janeiro se preparando para voos maiores internacionais foi um dos assuntos mais comentados da semana. Pudera, a operação da Polícia Federal em cooperação com a CIA parece enredo de algum filme ou série de espionagem. Como não pensar na série Os Americanos (The Americans) ou no clássico filme Moscou contra 007?
O universo audiovisual está repleto de produtos com tramas de agentes infiltrados e o público parece que não vai se cansar tão cedo de consumir esse filão. Uma prova disso é o tanto de filmes e séries bacanas sobre serviço secreto que chegou ao mercado em tempos recentes.
A seguir, destacamos dez boas pedidas que resenhamos de 2023 para cá. Todos estão disponíveis nos serviços de streaming e valem uma conferida – especialmente de quem passou os últimos dias siderado com o celeiro de espiões russos em terras cariocas.
Código Preto (2025)
Exibido nos cinemas no começo deste ano, Código Preto é centrado em George Woodhouse (Michael Fassbender), um agente do serviço secreto britânico que precisa investigar o vazamento interno de um software chamado Severus. Cinco funcionários do MI6 são suspeitos, incluindo sua esposa Kathryn (Cate Blanchett), que também é uma superespiã da organização. Para tentar farejar quem é o traíra, ele organiza um jantar em sua casa e sugere um jogo em que os convidados para o convescote são instados a revelarem intimidades. É só o pontapé inicial para uma jornada que envolverá muitas pistas falsas, seduções e promessas de fidelidade, sob direção do experiente cineasta Steven Soderbergh.
Onde assistir: Claro TV+ e para locação e compra em Apple TV e Amazon.
Slow Horses (2022)
Nessa série britânica de espionagem que já possui quatro temporadas, Gary Oldman vive Jackson Lamb, o chefão da Slough House, uma espécie de purgatório para os agentes do MI5 (serviço secreto do Reino Unido) que fizeram alguma besteira enorme na carreira. Ele é um homem sujo, quase sempre bêbado e desalinhado, que maltrata todos que cruzam seu caminho. Apesar disso, é um espião inteligentíssimo, capaz de transitar bem entre a alta hierarquia e os seus “cavalos lentos”, como são conhecidos os seus funcionários.

Onde assistir: Apple TV+.
A Agência (2024)
A produção tem como base Le Bureau des Légends, considerado o melhor seriado produzido na França em todos os tempos, internacionalmente conhecido como The Bureau. No elenco, um timaço de atores encabeçado pelo sempre impecável Michael Fassbender (olha ele de novo!), mais Richard Gere, Jeffrey Wright (de Ficção Americana) e John Magaro (o marido compreensível de Vidas Passadas). O protagonista é um operador da CIA que atende pelo codinome de Martian. Após seis anos trabalhando numa missão africana, ele é abruptamente realocado em sua Londres natal. O problema principal é que Martian vivia um grande amor na Etiópia: estava apaixonado pela doutora casada Sami Zahir (Jodie Turner Smith) e mentia para sua supervisora dizendo que era só um namoro banal.
Onde assistir: Paramount+.
O Simpatizante (2024)
Baseada em um livro homônimo, ganhador do Pulitzer da Ficção em 2016, a série acompanha Capitão, protagonista sem nome que escreve e relata sua trajetória enquanto está preso em um campo de concentração comunista durante a guerra do Vietnã. A trama é contada de maneira não-linear e em ritmo frenético, inicialmente explorando a ligação deste homem com um Vietnã dividido: ele era um espião do Norte (comunista, também conhecido como vietcongue) infiltrado no exército do Sul. Como em toda boa história de agentes duplos, o personagem luta constantemente para definir o que é certo e o que é errado nos piores cenários possíveis, como quando precisa acusar uma outra pessoa de ser espiã.
Onde assistir: Max.
Iosi, o Espião Arrependido (2022)
Quão longe você iria para tentar salvar o seu país? José Alberto Pérez, um policial argentino que se escondeu durante 20 anos dentro de uma comunidade judaica, foi além de qualquer limite concebível, chegando ao ponto de passar por uma circuncisão e aprender hebraico. Esse personagem real (acredite se quiser) é o tema da série Iosi, o Espião Arrependido, que possui duas temporadas e é dirigida por Daniel Burman, representante do “novo cinema” da Argentina, com os filmes de sucesso O Abraço Partido, O Décimo Homem e O Mistério da Felicidade no currículo.
Onde assistir: Prime Video.
O Túnel dos Pombos (2023)
Antes de morrer, em dezembro de 2020, o escritor John le Carré (O Espião que Saiu do Frio, O Espião que Sabia Demais, Um Espião Perfeito) conversou por quase 14 horas com o documentarista Errol Morris. Esse papo sem precedentes – considerando que le Carré não era muito de dar entrevistas – foi pautado a partir do material divulgado pelo próprio em sua primeira autobiografia, lançada com o mesmo título desse documentário, em 2016. Sua maneira de se portar e contar bem até as histórias traumáticas da infância, com um pai estelionatário e uma mãe ausente, fazem o espectador sentir que está lendo algum texto muito bem polido do autor de espionagem.
Onde assistir: Apple TV+.
O Mundo da Espionagem (2023)
Papa João Paulo II, Manuel Noriega, Talibã e União Soviética. Em uma primeira análise, é possível afirmar que esse grupo de personalidades e entidades não tem nada em comum. Mas aí estão alguns dos “alvos” apresentados em O Mundo da Espionagem, minissérie em oito episódios que mostra como agências secretas do naipe de CIA e MI6 operaram em missões a partir dos anos 1970 e atingiram de uma forma ou outra os nomes citados. Com cada episódio tendo entre 35 e 50 minutos de duração, o programa reconta sete grandes casos de espionagem de maneira linear – dois deles dedicados a uma mesma missão.
Onde assistir: Netflix.
Operação: Lioness (2023)
Criador do sucesso Yellowstone, Taylor Sheridan surpreendeu com essa série de espionagem baseada em fatos reais (embora não deixe muito claro o que é real ou não ao longo dos episódios). No centro da trama, está a personagem Joe, interpretada por Zoe Saldaña (ganhadora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Emilia Pérez), uma agente da CIA responsável pelo programa Lioness, que infiltra mulheres na rotina de terroristas do Oriente Médio. Elas se aproximam das esposas e filhas para conseguir informações importantes sobre chefões de facções perigosas, como o Estado Islâmico. Os capítulos são abrilhantados com a presença de atores ilustres como Nicole Kidman e Morgan Freeman.
Onde assistir: Paramount+.
Agentes do FBI (2023)
A minissérie estrelada por Kate Mara acompanha uma turma de agentes que ingressou no mesmo ano na Quântico, o centro de formação da agência, em três momentos diferentes: passado (2009), presente (2023) e futuro (2034). O roteiro se desenrola indo e vindo no tempo, aprofundando-se cada vez mais nas personalidades dos personagens e nas relações entre si. Em paralelo, mostra como a tecnologia é implementada aos poucos dentro do FBI, graças à atuação de um dos agentes daquela turma como diretor do órgão de segurança.
Onde assistir: Disney+.
Jack Ryan (2018)
O personagem criado pelo autor Tom Clancy atraiu milhares de espectadores para suas histórias de espionagem que se passavam durante e após a Guerra Fria, retratando a luta dos Estados Unidos contra o comunismo. Nos cinemas, Harrison Ford, Alec Baldwin, Ben Affleck e Chris Pine interpretaram Ryan, um destemido analista da CIA. Nem todos fizeram sucesso e, após o último filme, lançado em 2014, a franquia morreu nas telonas. Até que o Prime Video decidiu produzir uma série com o personagem nos tempos modernos, enfrentando extremistas islâmicos, políticos corruptos na Venezuela e uma tentativa de recriar a União Soviética. Esse Jack Ryan interpretado por John Krasinski rendeu quatro temporadas muito bem sucedidas, com a última chegando às telinhas em 2023.
Onde assistir: Prime Video.





