• Carregando...
Guillermo Francella interpreta o protagonista de “A Extorsão”
Guillermo Francella interpreta o protagonista de “A Extorsão”| Foto: HBO/Divulgação

Entrar em qualquer plataforma de streaming é garantia de que você dará de cara com algum blockbuster produzido nos Estados Unidos, onde filmes grandiosos são realizados em maior quantidade, dada a força da indústria cinematográfica. Mas explorar esses serviços atentamente pode revelar ótimas histórias de outras culturas, como é o caso do longa-metragem argentino A Extorsão, disponível no HBO Max.

Nesta obra, acompanhamos a história do piloto Alejandro Petrussián, interpretado por Guillermo Francella, um dos atores de O Segredo dos Seus Olhos, ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2010. O profissional, responsável pelas rotas internacionais que saem de Buenos Aires, é apaixonado por seu trabalho, mas passa a ser chantageado por um segredo: ele adulterou o resultado de seus exames obrigatórios de saúde que o diagnosticaram com surdez.

Embora ele ache que a mentirinha não seja grande, afinal diz ouvir os barulhos necessários para seus voos, fica claro com o desenrolar da história que não é bem por aí. O comandante Petrussián se assusta com a simples aparição de uma aeromoça na cabine do avião e é descrito por sua médica (e amante) como “mais surdo do que Beethoven”. Mesmo que o personagem de A Extorsão seja renomado em sua área, fica claro que a doença, de fato, pode impactar na sua função de piloto e na segurança dos passageiros.

A mula perfeita 

Com essa informação em mãos, o Serviço Secreto da Argentina decide chantagear Petrussián, pedindo para que ele transporte malas com conteúdo secreto na rota entre Buenos Aires e Madri. A escolha se dá justamente pelo fato de não haver desconfiança de que um piloto viaje muito a trabalho, tornando-o a “mula” perfeita.

Cenas de tensão ganham destaque a partir deste momento, mostrando o estresse a cada viagem, até o momento em que ele é pego para uma revista da Polícia Aeroportuária. A partir daí, o personagem principal fica sabendo que não é o único envolvido na tramoia, e ganha a oportunidade de descobrir o que há por trás dessa operação secreta e como pode se livrar da situação desgastante, sem prejudicar sua carreira ou casamento.

A produção acaba levantando muitos questionamentos interessantes. Leva a refletir sobre as proporções que uma mentira pode ganhar e debate como instituições que deveriam trabalhar em conjunto muitas vezes se tornam adversárias. No caso, o Serviço Secreto entra em diversos embates com a Polícia Aeroportuária de Buenos Aires, mostrando a fragilidade na segurança daquele ambiente cheio de riscos.

Ao longo de A Extorsão, os personagens também fazem diversas referências ao estado econômico da Argentina, que vive um cenário de inflação galopante. Esse detalhe é importante para ambientar o filme na atualidade, deixando claro que os argentinos não estão contentes com a política que está ditando os rumos de seu país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]