• Carregando...
Disponível na Apple TV+, “Ted Lasso” tem o ator Jason Sudeikis como protagonista
Disponível na Apple TV+, “Ted Lasso” tem o ator Jason Sudeikis como protagonista| Foto: Apple TV+/Divulgação

Maior sucesso da Apple TV+, Ted Lasso chegou à última temporada mantendo o status de grande fenômeno, o que inclui uma audiência de 870 mil pessoas por episódio só nos Estados Unidos. A série acompanha o clube de futebol fictício AFC Richmond e já rendeu produtos reais do time criados pela Nike. Seus personagens foram até incluídos no videogame Fifa 2023. Mas o que há por trás desse sucesso? Vale assistir às outras duas temporadas para acompanhar os novos capítulos, que serão lançados semanalmente até o dia 31 de maio?

A série ganhou as telas em 2020, durante a pandemia de Covid-19, conquistando um público cada vez maior muito por conta de seu otimismo. Enquanto diversas produções televisivas hoje se apoiam em sátiras e tramas pesadas, como SuccessionYellowstone e O ConsultorTed Lasso tem a proposta de fazer o espectador se sentir bem mesmo diante das adversidades. Na trama, o treinador que dá nome ao seriado larga sua carreira no futebol americano para se mudar para a Inglaterra e treinar um time da Premier League, a mais prestigiada liga do nosso futebol.

Obviamente, o personagem encontra dezenas de dificuldades, a começar pela sua falta de entendimento do esporte. Distância da família, diferenças culturais e sabotagens dentro do próprio ambiente do time vão tornando a trama mais rica, mas o que sempre se sobressai nos episódios é a simpatia do protagonista e sua maneira honesta e positiva de enxergar a adversidade.

Logo na primeira temporada, por exemplo, o técnico consegue se aproximar da durona presidente do time, fazendo com que ela valorize mais o clube, que antes pertencia a seu ex-marido. Lasso também impulsiona a carreira de um gandula que era ignorado por todos e, no final, tinha ótimas ideias táticas para o AFC Richmond. Essas e outras histórias que acontecem ao longo da série jogam o holofote no valor de cada pessoa, mesmo com seus defeitos ou limitações.

Inspirações na vida real  

Apesar de sua estreia ter sido em 2020, a ideia para esta produção surgiu há mais de 20 anos. Foi quando Jason Sudeikis e Brendan Hunt, criadores e responsáveis por interpretar Lasso e o treinador Beard, fizeram uma viagem para Amsterdã e conheceram o futebol holandês. Os comediantes se apaixonaram pelo esporte, passaram a jogar o game Fifa juntos, além de pensar em como seria o choque da transição de um técnico de futebol americano para o que eles chamam de soccer – afinal, os próprios não entendiam muito bem as regras.

Daí nasceu a ideia de criar o personagem Ted Lasso, que estreou em uma propaganda para a Premier League, em 2012. O sucesso foi tanto que hoje o vídeo já tem mais de 20 milhões de visualizações e, claro, resultou na produção da série. Mas, para isso acontecer, os criadores decidiram se aprofundar na personalidade de Lasso e trazer um pouco mais da vida real a ele.

Sudeikis era noivo da atriz Olivia Wilde, famosa por House, Vinil e outros seriadose já estava passando por dificuldades no casamento, que chegou ao fim pouco após o lançamento de Ted Lasso. Esse acontecimento também ronda a vida do treinador carismático e torna-se um desafio a mais para ele lidar. Isso serviu para o ator mostrar que tem dotes muito além da comédia. Tal questão, aliada à distância de Lasso e seu filho, traz a trama para o chão, tornando o personagem humano e mostrando que até os mais otimistas podem ser impactados pela complexidade da vida.

Os roteiristas também buscaram inspirações em histórias reais e figuras marcantes do futebol, como os técnicos Jürgen Klopp e Pep Guardiola. “Quando fiquei sabendo que Klopp levou seu time inteiro ao karaokê, pensei ‘aqui está uma ótima ideia de história’”, brincou Sudeikis, em entrevista à Sports Illustrated, dando um exemplo de como as inspirações reais ajudam Ted Lasso. O próprio AFC Richmond parece ser bastante inspirado no time londrino Crystal Palace, também identificado pelas cores azul e vermelho.

Por esses preciosos detalhes, a série consegue se tornar muito cativante para fãs de esportes, em especial do futebol. Mas suas boas histórias e personagens divertidos fazem com que o público que não é muito ligado na modalidade também se divirta e se inspire em sua positividade

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]