• Carregando...
Nesta foto de arquivo tirada em 14 de março de 2000, o ator britânico Albert Finney chega para a estreia do filme "Erin Brockovich", em Los Angeles. | LUCY NICHOLSON/AFP
Nesta foto de arquivo tirada em 14 de março de 2000, o ator britânico Albert Finney chega para a estreia do filme "Erin Brockovich", em Los Angeles.| Foto: LUCY NICHOLSON/AFP

O ator britânico Albert Finney morreu aos 82 anos, informou o porta-voz da família do artista indicado cinco vezes ao Oscar e ganhador de três Globos de Ouro.

Finney "faleceu pacificamente após uma breve doença, e as pessoas mais próximas a ele estavam a seu lado", afirmou o porta-voz.

O ator morreu por complicações de infecção pulmonar. Em 2011 ele havia descoberto um câncer nos rins.

Ele cresceu em Manchester, no noroeste da Inglaterra, e estudou na Royal Academy of Dramatic Art. 

Leia mais: 27 filmes para você ver, rever e jamais enjoar

Deu seus primeiros passos no teatro, trabalhando em obras de William Shakespeare e, ao longo de sua carreira, combinou a tela grande com os palcos.

Suas cinco indicações ao Oscar foram por "Tom Jones" (1963), "Assassinato no Expresso do Oriente" (1974), "O Fiel Camareiro" (1983) e "À Sombra do Vulcão" (1984), como melhor ator, além de melhor ator coadjuvante por "Erin Brockovich, Uma Mulher de Talento" (2000).

Entre seus filmes mais recentes estão "Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas" (2003), "O Ultimato Bourne" (2007) e "007 Operação Skyfall" (2012).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]