• Carregando...
Rutger Hauer na cena final de seu personagem, Roy Batty, em 'Blade Runner'
Rutger Hauer na cena final de seu personagem, Roy Batty, em ‘Blade Runner’| Foto: Divulgação

"Eu vi coisas que vocês homens nunca acreditariam. Naves de guerra em chamas na constelação de Orion. Vi raios-C resplandecentes no escuro perto do Portal de Tannhaüser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva."

A fala derradeira do androide Roy Batty no icônico filme 'Blade Runner' (clique aqui para ver a cena), de 1982, foi escrita pelo talentoso ator que encarnou o personagem, o holandês Rutger Hauer. Nesta quarta-feira (24), seu agente, Steve Kenis, anunciou que Hauer morreu na última sexta-feira (19), em casa, na Holanda, após doença não revelada, aos 75 anos de idade. O funeral foi conduzido nesta quarta-feira.

Rutger Hauer ganhou fama na Holanda ao fazer parte do seriado 'Floris', dirigido por Paul Hervoeven (diretor de 'Robocop', 'Vingador do Futuro' e 'Tropas Estelares', entre outros sucessos do cinema), mas foi alçado ao estrelado mundial interpretando o androide Roy Batty em Blade Runner, de 1982.

O filme, que se tornou ao longo dos anos um clássico cultuado, foi dirigido por Ridley Scott, baseado no livro 'Androides sonham com ovelhas elétricas?', de Philip K. Dick.

O co-roteirista do filme, David Webb, falou à revista Hollywood Reporter sobre a cena improvisada. "Rutger fez aquele discurso e continuou com algumas falas sobre lembranças na chuva", disse Webb. "E então ele olhou para mim como um garotinho travesso, como se estivesse checando se eu ficaria chateado."

"Mais tarde, vendo o filme, foi uma contribuição brilhante de Rutger, essa fala sobre as lágrimas na chuva. É absolutamente lindo."

Ele também estrelou grandes produções como 'O Feitiço de Áquila' (1985), com Michelle Pfeiffer, 'Conquista Sangrenta' (1985) e 'A Morte Pede Carona' (1986). Mais recentemente, participou de 'Sin City — A Cidade do Pecado' (2005), 'Batman Begins' (2005) e 'Valerian e a Cidade dos Mil Planetas' (2017).

Ele deixa a mulher, Ineke ten Kate, e a filha Aysha Hauer, atriz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]