• Carregando...
Mulher Maravilha 1984
Mulher Maravilha 1984: a continuação é ambientada nos anos 80| Foto: Divulgação

O ano de 2019 presenteou muitos cinéfilos com grandes títulos. Não apenas grandes produções, como 'Vingadores: Ultimato', o mega blockbuster da Marvel, como pequenas obras intimistas que chegaram para o público já em dezembro, como o belo e delicado (ainda que imensamente triste) 'História de um Casamento', de Noah Baumbach. Vai ser bem difícil termos novamente um ano com tantos filmes interessantes, que mantêm o público grudado na tela e gera debates e mais debates nas mesas e redes sociais.

O ano que se inicia, 2020, porém, chega cheio de promessas. Alguns filmes, já colecionando elogios por terem passado pelos festivais mundo afora e acumularem indicações na temporada de premiações, parecem mais promissores. Outros, ao contrário, empolgam pelo trailer, equipe de produção, premissa ou atores envolvidos. Com base nestes critérios é que separamos 10 títulos que irão dar o que falar no ano que vem.

Todos os filmes listados aqui embaixo já estão com data de lançamento marcada ao longo do ano, mas é importante ressaltar que as distribuidoras podem fazer alterações até mesmo na semana de lançamento.

Um lindo dia na vizinhança, de Marielle Heller (estreia 23/01)

Um ícone do bom mocismo no cinema dá vida a um ícone do bom mocismo da TV. Tom Hanks interpreta Fred Rogers, criador e astro do popular programa infantil 'Mister Roger's Neighborhood'. A inabalável gentileza de Rogers é canalizada por Hanks em um filme que transborda empatia. A direção é de Marielle Heller, que já chamou atenção na temporada de prêmios passada com 'Poderia me Perdoar?', estrelado por Melissa McCarthy e Richard E. Grant.

1917, de Sam Mendes (estreia 23/01)

Depois de dirigir dois James Bonds seguidos, Sam Mendes volta para projetos mais pessoais com este drama ambientado na Primeira Guerra Mundial. Na trama dois jovens soldados britânicos precisam cumprir uma missão impossível: entregar uma mensagem no território inimigo que irá impedir que 1.600 homens, entre eles, o irmão de um dos dois, entrem de cabeça em uma armadilha mortal. O destaque vai para a direção de fotografia de Roger Deakins, que filmou tudo como num longo plano-sequência (mais ou menos como em Birdman).

Bad Boys para sempre, de Adil El Arbi e Bilell Fallah (estreia 30/01)

Em 1995 Will Smith era conhecido apenas pelo seu papel em Um Maluco no Pedaço. A TV ainda não era importante e poucos atores conseguiam migrar para o cinema. O primeiro Os Bad Boys mudou tudo para o ator, que depois engatou uma carreira impressionante de sucessos de bilheteria. Agora, 25 anos depois, ele está de volta ao papel do detetive Mike Lowrey, ao lado de Martin Lawrence como Marcus Burnett, em uma nova aventura pirotécnica. Os diretores, Arbi e Fallah, que substituem Michael Bay, ainda são relativamente desconhecidos, mas o trailer ao menos entrega bastante ação.

Jojo Rabbit, de Taika Waititi (estreia 06/02)

O objetivo de Taika Waititi com Jojo Rabbit é bastante ousado: pedir que simpatizemos com Nazistas. Bem, não com todos eles, claro. O filme acompanha Jojo, uma criança da juventude hitlerista que precisa esconder que sua mãe está escondendo uma garota judia no porão. Para tentar lidar com esse turbilhão emocional ele conta com a ajuda de um amigo imaginário. O próprio Adolf Hitler, interpretado por Waititi – um neozelandês, não custa lembrar. A expectativa é um filme cheio do humor agridoce do diretor, como foi com 'A Incrível História de Rick Baker', seu trabalho antes do megassucesso de 'Thor: Ragnarok', para a Marvel.

Aves de rapina - Arlequina e sua emancipação fantabulosa, de Cathy Yan (estreia 06/02)

Já fomos enganados antes com O Esquadrão Suicida, que apresentou um belo trailer seguido de um resultado para lá de medíocre. A expectativa, porém, é que a DC/Warner tenha aprendido alguma coisa para este Aves de Rapina, que meio que continua a história daqueles personagens. Neste filme, Arlequina, novamente vivida por Margot Robbie, se junta às heroínas Caçadora e Canário Negro, além da policial Renee Montoya, para salvar uma garotinha que caiu nas mãos de um chefão do crime, papel de Ewan McGregor. Além do elenco mais sólido do que no filme anterior, contando ainda com Mary Elizabeth Winstead e Rosie Perez, Aves de Rapina é dirigido por Cathy Yan, uma promissora diretora chinesa.

007 - Sem tempo para morrer, de Cary Joji Fukunaga (estreia 09/04)

Daniel Craig volta para uma nova missão como James Bond, o mais famoso dos espiões do cinema. Duas coisas estão diferentes em relação aos últimos filmes, porém: a direção de Fukunaga, responsável por grandes trabalhos como 'Beasts of no Nation' para a Netflix e toda a primeira temporada de 'True Detective' para a HBO, além do roteiro de Phoebe Waller-Bridge, que cuida do texto da mais do que inventiva série de espionagem 'Killing Eve'. Na trama, 007 é retirado de sua aposentadoria precoce para resgatar um cientista, mas essa missão se torna mais perigosa do que o esperado.

Mulher-Maravilha 1984, de Patty Jenkins (estreia 04/06)

O primeiro Mulher-Maravilha foi um sucesso relativamente inesperado. Afinal, a Warner ainda não tinha acertado com seus filmes de super-heróis. Por isso a continuação, ambientada nos anos 80, como adianta o título, é tão aguardada. Os detalhes ainda são poucos, mas sabemos que Gal Gadot estará de volta como a Amazona e que ela enfrentará Kristen Wiig no papel de Cheetah, uma das vilãs clássicas da heroína, além de Pedro Pascal como um empresário inescrupuloso. O trailer que já foi divulgado não ajudou muito a dar senso para a história, mas o visual parece estar sensacional.

Tenet, de Christopher Nolan (estreia 23/07)

Tudo o que se sabe sobre este filme, até o momento, é que se trata de um épico de ação envolvendo espionagem internacional, viagens no tempo e evolução. Poderia ser uma roubada, não fosse este o próximo trabalho de Christopher Nolan, diretor da trilogia 'O Cavaleiro das Trevas', 'Dunkirk' e 'A Origem', entre outros – este último pode ser descrito como um épico de ação envolvendo espionagem industrial e sonhos, por exemplo. O elenco é dos mais interessantes, com Robert Pattinson, Elizabeth Debicki e Aaron Taylor-Johnson entre outros. Um dos filmes imperdíveis de 2020 desde já.

Dune, de Denis Villeneuve (estreia 17/12)

Mais uma tentativa de levar a obra de Frank Herbert para as telas (na lista contam o filme mais influente que nunca existiu de Alejandro Jodorowsky e o maravilhoso fracasso de David Lynch). Desta vez quem testa a mão é Denis Villeneuve, que já encarou ficções científicas com sucesso em 'A Chegada' e 'Blade Runner 2049'. A trama mostra como um jovem herdeiro de uma casa real passa de opressor para líder dos oprimidos ao ver sua família traída por interesses financeiros. Afinal, aquele que controla as especiarias controla o Universo. Destaque para o ótimo elenco, encabeçado por Timothée Chalamet como o jovem Paul Atreides.

Menções honrosas

'Viúva Negra', da Marvel, dirigido por Cate Shortland, que deverá dar mais detalhes sobre o personagem vivido por Scarlett Johansson no Universo Cinematográfico Marvel e está marcado para estrear 30 de abril; 'Soul', animação da Pixar em que um músico perde sua paixão pela música e vê sua alma se descolar do corpo, que estreia 30 de junho; 'Top Gun – Maverick', continuação do clássico oitentista, com Tom Cruise de volta a um de seus grandes papéis, que estreia 09 de junho; e 'Last Night in Soho', de Edgar Wright, o mesmo de 'Em Ritmo de Fuga', ambientado na Londres dos anos 60, que estreia 05 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]