• Carregando...
Os atores Leslie Nielsen e Robert Hays em cena de “Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!”
Os atores Leslie Nielsen e Robert Hays em cena de “Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!”| Foto: Paramount Pictures/Divulgação

Nossos palhaços políticos não são engraçados; eles são terríveis. Os recentes excessos em processos/perseguições e rusgas entre os três poderes nos Estados Unidos, que desencadearam para ataques de raiva hipócritas, revelam um espetáculo de descaramento que clama pela ridicularização. Mas atualmente não temos cineastas ou artistas – ou pensadores – para expor isso. A única crítica de cinema que li que fala dessa farsa na vida real vem de um texto sobre Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu!, comédia de 1980 disponível no Prime Video, que descrevia assim a paródia do filme-catástrofe e suas convicções risíveis e já ultrapassadas: “heróis/autoridades viris e inexpressivos como Leslie Nielsen, Peter Graves, Robert Stack e Lloyd Bridges envelheceram para se parecerem com fazendeiros republicanos. Cada um desses estóicos tem uma piada que se repete com variações.”

Essa alfinetada de “fazendeiro republicano” continha a verdade da evolução de Hollywood – Ronald Reagan passando de ator a político, estrelas veteranas perdendo sua pose de liberais para novatos mais radicais. Mas o tempo revelou que a inteligência dos “fazendeiros republicanos” sobrevive pela sua relevância nas características bipartidárias de hoje, uma implicação da autossatisfação bronzeada demonstrada por diversos membros do Congresso, governadores, procuradores distritais e burocratas de Washington.

Como uma versão da alegoria do navio, Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu!  é preferível ao provavelmente mais apropriado Titanic. Uma farsa do nível de Apertem os Cintos... seria necessária para transmitir o escandaloso mau comportamento de políticos que já não representam as necessidades dos seus eleitores, mas exibem presunçosamente as suas vantagens de classe – estas últimas reveladas na licença pessoal dos políticos que se isentaram das restrições de bloqueio para que pudessem desfrutar de visitas a salões, jantares exclusivos, visitas privadas e festas de aniversário. Poderiam os artistas Sean Penn, Ben Stiller e Bono (que posaram para as fotos de Zelensky) ou Matthew McConaughey e o elenco da série Ted Lasso (que posaram para o endosso de Biden nas coletivas de imprensa da Casa Branca) corresponder à humildade autodepreciativa e o verdadeiro talento artístico que os seniores Nielsen, Graves, Stack e Bridges alcançaram?

Provavelmente não, porque a ideia de “heróis/autoridades viris” foi emasculada – pelos progressistas em Hollywood e no Capitólio. As reações à recente mudança no presidente da Câmara dos Estados Unidos resumiram-se a esquetes de piada única, com variações que foram de ataques destemperados a chiliques. O estoicismo acabou, minado pela culpa e pela acusação, e pelas alegações selvagens do promotor fervoroso e do juiz sorridente do julgamento de fraude em Nova York.

Nem o escapismo escapa  

É difícil superar essas afrontas. A nossa necessidade de suportá-las se beneficiaria de uma perspectiva estabilizadora – um reconhecimento do absurdo que os meios de comunicação social não estão a fornecer. Sucessos recentes de bilheteria – Super Mario Bros. O FilmeHomem-Aranha: Através do Aranha-VersoGuardiões da Galáxia Vol. 3Barbie,  OppenheimerPatrulha Canina: Um Filme SuperpoderosoA Pequena Sereia – não são sucessos artísticos. Todos eles apelam à sensibilidade juvenil. E Barbie Oppenheimer – os mais grotescos do grupo – falham como exemplos de escapismo porque lhes falta especialmente sentido de humor sobre preocupações sociais que literalmente levam o público à distração.

O maior insulto das greves da Writers Guild e da Screen Actors Guild é que os profissionais de Hollywood têm a audácia de procurar uma compensação extra após terem sujado, infantilizado e deturpado a nossa experiência contemporânea com uma agenda paternalista, desonesta e medíocre. (E tenha certeza de que as representações estridentes da humanidade feitas por Barbie e Oppenheimer são decididamente medíocres.) Há necessidade de uma comédia que não seja apenas sobre o fracasso dos partidos políticos, mas sobre o espetáculo da masculinidade fracassada. O atroz Não Olhe Para Cima!, de Adam McKay, não tinha humor em seus heróis da mudança climática (exceto quando Meryl Streep recebeu apenas o que merecia). Faltou a McKay a humanidade de O Fim do Mundo, de Abel Gance. E, pior ainda, não tem as piadas arriscadas de  Apertem os Cintos... ou a sagacidade visual da sátira política de William Richert em Morte no Inverno. Sua comédia edipiana masculina está em outra classe.

A farsa política na Câmara dos EUA não clama pela sagacidade do programa Saturday Night Live – que há muito desapareceu, mesmo antes das greves. Ela precisa do autorreconhecimento artístico que esteve no cerne da sátira social e de gênero em Apertem os Cintos... Esses artistas totalmente americanos mostraram confiança para encenar a auto zombaria, para sustentar a autoridade heroica viril face à emergência – o que os meios de comunicação de esquerda preferem chamar de “caos”. Quando os nossos atores e políticos exemplares perdem de vista o seu propósito, a confusão é desmoralizante e, neste momento, os filmes americanos não ajudam.

© 2023 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]