• Carregando...
“O Assassino”, “Tiozões” e “Ninguém Vai te Salvar” estão entre os melhores filmes de 2023
“O Assassino”, “Tiozões” e “Ninguém Vai te Salvar” estão entre os melhores filmes de 2023| Foto: Divulgação/Montagem

Não há como negar: foi o ano de Barbie e Oppenheimer. A disputa que lotou os cinemas no meio do ano mobilizou a indústria e os espectadores do mundo todo, gerando cifras milionárias e até renovando o barato de se ver um filme com sala cheia e aquele inconfundível cheirinho de pipoca no ar.

Mas 2023 também teve surpresas. Ninguém podia imaginar que Som da Liberdade, depois de tanto tempo inviabilizado, teria o grande desempenho que teve ao ser abraçado pela produtora Angel, a mesma da série The Chosen. Ou que um filme de terror de orçamento baixíssimo como  Nefarious fosse aprovado por uma plateia tão grande.

Além desses dois fenômenos que caíram nas graças especialmente do público mais conservador, o ano teve entre seus blockbusters a animação sem lacração Super Mario Bros. O Filme e o quarto capítulo da saga John Wick, além da primeira parte de Missão Impossível: Acerto de Contas, que ganhará seu arremate no ano que vem.

Aqui na Gazeta do Povo nós abordamos e resenhamos todos esses fenômenos, além de indicarmos outros filmes que podem não ter tido o mesmo destaque, mas garantiram seus lugares nesta retrospectiva entre nossos 10 prediletos de 2023. A eles!

O Assassino 

Foi muito repetida a ladainha de que O Assassino é um filme menor de David Fincher, que o diretor de Se7en – Os Crimes Capitais já viveu dias melhores e etc. Nada disso. O perfil psicológico do assassino de aluguel vivido pelo monstruoso Michael Fassbender está entre as melhores coisas do ano. O espectador entra na mente de um atirador que pretende ser perfeito, mas vacila como qualquer cidadão comum. E a mente do vilão ainda é embalada por diversas músicas do The Smiths, o que aumenta peculiaridade desse irônico thriller de ação.

Onde assistir: Netflix

Tiozões  

Bill Burr pode ter terminado 2023 de maneira fofa, dublando uma tartaruga na irresistível animação Leo, mas seu ano teve um movimento mais arriscado. Ao dirigir e protagonizar Tiozões, o comediante compartilhou um pouco do que sente sendo um pai cinquentão, que se irrita facilmente com as imbecilidades de gerações mais novas. Para manter a harmonia na família, ele dá o braço a torcer e vai procurar tratamento para sua agressividade, mas isso não muda sua forma de interpretar o mundo moderno. As risadas se misturam com boas reflexões nessa obra agridoce, essencial em tempos em que muita gente está se esquecendo de usar o pedal de freio. Clique para ler mais.

Onde assistir: Netflix

Ninguém Vai te Salvar 

Foi um ano formidável para quem curte terror. Se novos capítulos de sagas clássicas como A Morte do Demônio ficaram um pouco aquém, o cinema recebeu novidades vibrantes como Fale Comigo, de uma dupla australiana que só tinha um canal de YouTube antes de estrear nas telonas. Mas nada impressionou tanto quanto Ninguém Vai te Salvar, uma obra praticamente sem diálogos, que usa de uma invasão alienígena para falar de empatia e perdão. Os sustos dominam a primeira parte da produção, mas vão dando espaço para uma investigação sobre a alma da protagonista e seus traumas, revelando sentimentos que demonstram que ela é tão ET quanto os visitantes interplanetários. Clique para ler mais.

Onde assistir: Star+

A Extorsão  

Seja no mundo dos longas-metragens ou dos seriados, a Argentina deu um show em 2023 – padrão que se repete no audiovisual desde o finzinho da década de 90. Um dos principais lançamentos do país no streaming foi A Extorsão. Com Guillermo Francella, um dos principais atores daquele país, o longa conta a história de um piloto comercial que acaba chantageado e é obrigado a transportar cargas ilegais. O suspense nas alturas é bem escrito e fornece um forte debate sobre os limites da moralidade e corrupção, algo bastante característico do cinema argentino. Clique para ler mais.

Onde assistir: HBO Max

Amor à Primeira Vista 

Dois estranhos sentem uma conexão diferente minutos antes de embarcarem em um voo para Londres. Poderia ser a premissa de uma comédia romântica bobinha, mas Amor à Primeira Vista vai se revelando uma história de amor mais profunda a cada minuto que passa. Enquanto a mocinha viaja para participar do segundo casamento do pai, seu crush tem um compromisso muito mais delicado: um evento de despedida da mãe, convicta de que morrer é menos pior do que persistir na batalha contra um câncer de pulmão. São muitas as lições de vida nesse romance, que ficou em primeiro lugar em quase todo país com operação da Netflix. Clique para ler mais.

Onde assistir: Netflix

Still: A História de Michael J. Fox  

No âmbito dos documentários, o maior destaque foi Still: A História de Michael J. Fox. O longa acompanha a luta do ator que interpretou Marty McFly nos cinemas contra o mal de Parkinson. Além disso, mostra como sua carreira foi moldada por sua personalidade inquieta – como o próprio brinca, ele “não consegue ficar parado”. Mesmo com momentos de bom humor, as dramatizações e depoimentos de Fox para a câmera tornam a produção emocionante. Clique para ler mais.

Onde assistir: Apple TV+

Herói de Sangue  

Herói de Sangue ficou pouco no cinema, reflexo da quantidade de salas dedicadas somente ao Barbenheimer. Merecia mais destaque. A produção francesa acompanha a luta de um homem para salvar seu filho da morte certeira no front de batalha durante a Primeira Guerra Mundial. Para criar uma trama envolvente, o longa foge do lugar comum e inclui um elemento sombrio da história da França: o país capturava homens no Senegal para encorpar seu exército. Alassane Diong, jovem ator que interpreta o filho, entrega uma grande performance. Clique para ler mais.

Onde assistir: disponível para locação via YouTube, Prime Video e Apple TV+

Tetris  

Conhecido como “o primeiro jogo a sair da Cortina de Ferro”, Tetris ganhou um filme homônimo neste ano. Ele conta como um empresário americano enfrentou a União Soviética para lançar o videogame que foi febre mundial. O roteiro é bastante frenético, com diversas reviravoltas e a inclusão de alguns elementos inventados para gerar ação – como uma perseguição de carro e uma agente secreta da KGB. Mesmo com os fatos que não aconteceram na vida real, o resultado é bacana e nostálgico. Clique para ler mais.

Onde assistir: Apple TV+

Asterix & Obelix: Império do Meio  

Depois de quatro filmes, ninguém esperava que uma adaptação da dupla dos quadrinhos Asterix & Obelix poderia roubar a cena dentro da Netflix. Mas foi isso que aconteceu em Império do Meio. Com pontas de nomes como Vincent Cassel, Marion Cotillard e até o jogador de futebol Zlatan Ibrahimović, a história é recheada de piadas sobre as diferenças culturais entre os gauleses, romanos e chineses – na versão dublada em português, há até uma personagem chamada Chi Nee Lin (como um diminutivo de “chinelinho”). Clique para ler mais.

Onde assistir: Netflix

Nosso Sonho  

O cinema nacional não produziu um sucesso absoluto de bilheteria neste ano, mas isso não quer dizer que nenhum filme decente tenha sido lançado. Um ótimo exemplo disso é Nosso Sonho, cinebiografia sobre a dupla Claudinho e Buchecha. A película os acompanha desde que se conheceram na infância até a triste morte de Claudinho, em julho de 2002. Mesmo com essa tragédia, a produção foca na positividade de seus personagens, que eram verdadeiros amigos e faziam funks românticos, com palavras como “adjudicar” em suas letras. Clique para ler mais.

Onde assistir: disponível para locação via YouTube, Google Play e Apple TV+

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]