
Ouça este conteúdo
Após indicar três comédias para assistir com a família durante as férias, três filmes sobre adolescência para assistir com os filhos nas férias e três animações que também funcionam nesse período com a garotada, chegou a hora de fechar a série.
A seguir, três filmes com mensagens bacanas, como a valorização da família e o esforço para superar dificuldades financeiras, que caem muito bem no mês de recesso escolar.
A Fantástica Fábrica de Chocolate (Mel Stuart, 1971)
A refilmagem, dirigida em 2005 por Tim Burton e com Johnny Depp no papel de Willy Wonka, é bem legal, mas nada supera o charme e graça do filme original de 1971, adaptado do romance escrito em 1964 pelo galês Roald Dahl sobre um excêntrico produtor de chocolates, Willy Wonka (o soberbo Gene Wilder), que faz um concurso escondendo cinco bilhetes premiados em embalagens de sua famosa barra de chocolates Wonka para que cinco crianças possam ter o direito de visitar a misteriosa fábrica das guloseimas.
O filme fala, de forma sempre engraçada e nada panfletária, sobre diferenças de classes sociais e da importância da família. Uma comédia linda e atemporal, escrita por um gênio da literatura – e que, além de várias obras-primas dos livros juvenis, escreveu alguns dos contos mais assustadores e misteriosos da literatura adulta.
Onde assistir: disponível na HBO Max e Oldflix, ou para locação na Amazon, Apple TV+, Google Play e Microsoft.
Falcão – O Campeão dos Campeões (Menahem Golan, 1987)
Um filme com Sylvester Stallone para ver com as crianças nas férias? Sim, é difícil acreditar que o ator que fez longas barra-pesada como Rambo e Cobra possa ser ídolo da criançada, mas qualquer um que tenha um filho novo sabe que Falcão agrada a toda criança (especialmente a meninos).
No filme, Stallone faz um caminhoneiro que, para recuperar a guarda do filho, precisa vencer um torneio de queda de braço. O filme tem tudo: uma história de superação apesar das adversidades financeiras (Stallone é um pobretão, mas a ex-esposa é uma patricinha rica) e um pai amoroso que adora o filho e faz tudo por ele. E que menino não curtiria ter um pai campeão de queda de braço e que ainda ensina o moleque a dirigir um caminhão?
Onde assistir: disponível no Telecine, Looke, Oldflix, MGM+ e Netmovies e para locação na Amazon e Apple TV+.
Sociedade dos Poetas Mortos (Peter Weir, 1989)
Em 1959, os alunos de um tradicional internato só para meninos em Vermont (leste dos EUA) se chocam com os métodos pouco usuais de seu novo professor de literatura, John Keating (Robin Williams), um espírito livre que encoraja os alunos a quebrar barreiras e se expressar livremente. Claro que isso gera um conflito com a caretíssima direção da escola e com os pais repressores. Inspirados por Keating, a turma resolve ressuscitar um antigo clube de literatura chamado “Sociedade dos Poetas Mortos”, o que irrita ainda mais a direção e os pais e provoca uma cisão na escola.

O australiano Weir fez imenso sucesso comercial com esse filme, que trouxe um elenco de jovens atores que depois fariam história como Ethan Hawke, Robert Sean Leonard e Josh Charles. Robin Williams recebeu a segunda de quatro indicações ao Oscar por este filme. A primeira foi com Bom Dia, Vietnã (1988) e a terceira por O Pescador de Ilusões (1991), finalmente ganhando seu único Oscar em 1998 por Gênio Indomável.
Onde assistir: Disney+.






