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| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Apesar de continuarem sendo motivo de alerta nas estradas, acidentes com caminhões diminuíram 55% nos últimos cinco anos nas vias federais em Curitiba, região metroplitana e do Litoral do Paraná. Levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostra que, enquanto em 2014 houve 2.661 casos, 2018 terminou com 1.177 registros de acidentes envolvendo esse tipo de veículo nas BRs da região. Para a PRF, além das fiscalizações, medidas de segurança simples – como iluminação mais eficaz – foram fundamentais para amenizar esse cenário de desastres.

“Apesar de a gente ainda não poder comemorar os números, foram vários os fatores que levaram à redução. Além do esforço da PRF de fiscalizar mais intensamente, a infraestrutura viária também melhorou”, explica Luiz Carlos Maciel, da Polícia Rodoviária Federal no Paraná.

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Entre as modificações estruturais que ajudaram a atenuar a soma de acidentes estão os novos dispositivos de iluminação da BR-376, entre Curitiba e o Litoral de Santa Catarina – um dos trechos que mais concentram acidentes – e a eliminação em série de retornos em nível nas estradas. Na BR-376, os novos equipamentos luminosos foram implantados com a ideia de diluir a concentração de horários de pico na via, mas acabaram impactando também na segurança.

Alerta continua

O reforço na estrutura e na fiscalização também resultou em menor soma de acidentes fatais envolvendo caminhões nos últimos cinco anos nestes trechos. Em 2014, a PRF contabilizou 31 mortes nas vias federais entre a Grande Curitiba e as praias, número que caiu para 23 em 2018.

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Apesar da baixa, o cenário ainda está longe de ser o ideal, até porque a maior parte dos acidentes não está relacionada apenas à falta de infraestrutura viária. No ano passado, mostra o balanço da polícia, falta de atenção do motoristas e problemas mecânicos nos veículos provocaram a morte de 11 das 23 vítimas fatais nos trechos analisados.

“A engenharia é importante, mas a gente está falando de caminhões. Pense em um veículo desse porte, que tem uma massa muito grande. Se não consegue descer a serra em condições, não vai conseguir parar numa emergência”, pondera Maciel Jr.

Foi justamente a falta de manutenção a causa de uma das tragédias mais marcantes nas rodovias do Paraná. Em julho de 2016, um caminhão-tanque com 44 mil litros de etanol perdeu o controle em uma das curvas da BR-277 entre Curitiba e o Litoral, bateu num carro e provocou uma onda de explosões depois que o tanque da carga se desprendeu, acertando outros carros. Seis pessoas morreram e 14 ficaram feridas pelo descontrole do caminhão, que estava sem freios.

Operações constantes da PRF nos últimos quatro anos em todo o Paraná resultaram em mais de 5 mil multas a caminhoneiros dirigindo com algum tipo de infração, inclusive falhas em veículos.

Na BR-376, das 2 mil inspeções feitas no período, 998 caminhões foram detectados com algum tipo de irregularidade grave, principalmente nos freios. “A mudança de comportamento que nós buscamos não é da noite para o dia. Demora um tempo, talvez gerações. Mas já é um avanço saber que tem menos acidentes. Só é bom lembrar que tudo também depende muito do motorista”, conclui o policial.

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