• Carregando...
Terminal do Boa Vista em Curitiba na pandemia de coronavírus.
Terminal do Boa Vista em Curitiba na pandemia de coronavírus.| Foto: Lineu Filho /Lineu Filho

A Associação Comercial do Paraná (ACP) se ofereceu para bancar um estudo sobre a lotação de ônibus em Curitiba e região metropolitana, um dos principais problemas de aglomerações desde o início da pandemia de coronavírus. Além disso, a entidade vai distribuir a seus associados 20 mil máscaras N95 - a mais eficaz de todas, usadas pelas equipes de saúde em hospitais, com capacidade de filtrar até 95% das partículas (ver abaixo).

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

O projeto que a ACP ofereceu à Urbs e Comec - órgãos que gerenciam o transporte coletivo na capital e nas cidades da grande Curitiba - envolve inteligência artificial. Um sistema eletrônico mediria a quantidade de passageiros no ônibus e, quando extrapolado o limite, acenderia uma luz no painel do veículo para alertar o motorista.

"Diante da escassez de capital humano para averiguar cada ônibus em seus trajetos, essa é uma forma de ajudar o sistema público a não transportar um número excessivo de pessoas e, por outro lado, será um termômetro para a autoridade pública quanto à eficiência de suas medidas restritivas", explica a ACP em nota.

A tecnologia pertence à startup Milênio Bus, de São Paulo, que analisa em tempo real o fluxo de pessoas através do sinal de wi-fi e bluetooth de smartphones. O valor do projeto não foi revelado pela ACP.

Na última terça-feira (30), a Justiça determinou a obrigação da Comec em fiscalizar a superlotação dos ônibus que transportam passageiros entre Curitiba e a região metropolitana durante a pandemia de Covid-19. O pedido foi feito pelo Ministério Público do Paraná e acatado pela 2ª Vara de Fazenda Pública de Curitiba.

Máscaras

Os associados da ACP podem solicitar gratuitamente máscaras N95 pelo telefone (41) 3320-2929 ou pelo e-mail sac@acp.org.br. Mas atenção: são apenas 20 mil unidades. Além dessa quantidade, a Associação Comercial oferece a mesma máscara a preço menor do que no mercado, por R$ 2,40 a unidade. A aquisição pode ser feita pelos mesmos contatos das máscaras gratuitas.

Terça-feira (6), após 24 dias de lockdown, o comércio deve reabrir em Curitiba, seguindo um novo protocolo de segurança para evitar a transmissão do coronavírus. Diante do quadro crítico, com hospitais sem leitos para pacientes de Covid-19, a capital está em lockdown desde 13 de março. Nessa semana, o prefeito Rafael Greca (DEM) já adiantou que vai reabrir a cidade após a Páscoa no próximo domingo (4).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]