• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Já é tradição: há 62 anos, na primeira sexta-feira do ano, os freis capuchinhos da Paróquia Nossa Senhora das Mercês passam o dia abençoando carros e outros veículos em frente à igreja. Em 2019, a bênção acontece nesta sexta-feira (04) e, além dos motoristas de aproximadamente 13 mil veículos, ela atraiu também um grupo de freis paraguaios, que vieram a Curitiba especialmente para participar da “ação especial”.

“Nós chegamos ontem por volta das 18h e viemos só para participar da bênção”, conta frei Daniel, de Concepción, no Paraguai. “Fazemos bênçãos assim no Paraguai, mas aqui tem mais carros e a tradição é mais antiga, então somos convidados a participar e ajudar”.

Leia também: Erro milionário: curitiba tem R$ 77 milhões depositados por engano em sua conta

O convite é feito pelos freis curitibanos e é dirigido aos paraguaios pois eles fazem parte da Província São Lourenço de Brindes, formada também por capuchinhos do Paraná e de Santa Catarina. Este ano, oito freis decidiram se juntar aos brasileiros para abençoar os carros e atender as pessoas que vão até a igreja neste dia.

Apesar do dia pesado de trabalho — os freis benzem os carros das 6h às 21h em três pontos diferentes nas proximidades da Paróquia, frei Daniel conta que participar da ação é muito gratificante. “As pessoas são muito amáveis e sorridentes conosco. Elas brincam bastante e quase todas desejaram ‘feliz ano novo’ para mim”, diz.

Outros estados

Além dos paraguaios, freis de outros estados também participam da bênção. De acordo com o vigário provincial da Província São Lourenço de Brindes, frei Rivaldo Vieira, eles vêm de estados como Ceará, Pernambuco, Rondônia e Santa Catarina, entre outros. Os freis visitantes ajudam na bênção, mas não vêm a Curitiba apenas para isso.

“Há algum tempo realizamos um retiro aqui para quem vai cumprir sua consagração definitiva. Eles chegam para a bênção e ficam por aqui durante quase um mês”, explica frei Rivaldo. Ao todo, 14 freis participam do retiro e completam o time de aproximadamente 50 freis que se revezam durante o dia abençoando os carros.

Leia também: Bicharada em festa: Zoológico de Curitiba e Passeio Público comemoram filhotes de 2018

Frei Saulo é um dos visitantes da vez. Ele veio de Fortaleza, no Ceará, para o retiro e está tendo a oportunidade de experienciar aquilo que ele só conhecia pela televisão. “Já tinha visto reportagens falando da quantidade de carros que vem aqui e como funciona. Lá temos bênçãos dos veículos nas romarias, principalmente”, conta.

Além de considerar a experiência gratificante, frei Saulo considera que é uma importante demonstração de fé dos que vêm até aqui. “Mostra que as pessoas estão conscientes da importância de Deus nas suas vidas”, explica.

Proteção divina, responsabilidade do motorista

Todos os freis lembram que não basta a bênção para que os carros e motoristas passem o ano sem qualquer problema no trânsito: é preciso dirigir com prudência. “Nós pedimos essa bênção para ela possa trazer paz e serenidade para os motoristas, para que, bem alimentados por ela, eles possam levar um bom comportamento para o trânsito”, afirma frei Rivaldo.

“É bom pedir a bênção de Deus, mas também tem nossa parte”, lembra frei Daniel. “Temos que colocar nossa atenção e nossa responsabilidade no trânsito”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]