• Carregando...
 | Arquivo da família/
| Foto: Arquivo da família/

Ao receber o mérito de conclusão do curso de Operações Especiais, do BOPE, sem ter completado o treinamento, o oficial da Polícia Militar do Paraná Alessandro Lima foi uma exceção. A insígnia simbólica, tradicionalmente entregue com o brevê de formatura que é colocado na farda, foi dada a ele no leito do hospital onde o tenente tratava o severo câncer que tiraria sua vida em julho, aos 30 anos de idade.

Entre os colegas de trabalho, a opinião era unânime: o cara mais guerreiro que a corporação já viu. Em um meio em que ultrapassar os limites é função preponderante, Alessandro foi além. Enfrentou os treinamentos praticados em sua maioria por pessoas com preparação física acima da média enquanto lutava contra a doença.

Vinha da infância o desejo de seguir a carreira militar, e a personalidade disciplinada confirmou a aptidão para a rotina rígida dos quarteis. Dedicado, avesso a atrasos e sempre solícito, era usado como exemplo pelos coordenadores para inspirar os colegas do curso. Se algum outro aluno não sabia responder uma pergunta, o “aluno 39”, como era designado, logo era chamado para responder à altura o questionamento.

A conclusão do curso era o objetivo maior da vida de Alessandro, que na primeira tentativa de fazê-lo, acabou tendo que interromper o treinamento – pesado, com exigência integral da força física e intelectual – por causa da descoberta da doença. Com resiliência e já em tratamento, foi convidado pelo comandante do Batalhão para atuar no BOPE na Companhia de Operações com Cães, área com a qual tinha afinidade.

Mesmo debilitado, não demonstrava falta de energia ou motivação para seguir com o trabalho, a ponto de muitos colegas não saberem da totalidade de sua situação médica. Depois de passar, desde 2006, quando iniciou a carreira, por batalhões como o de Polícia de Guarda e estágios no interior do estado, Alessandro se encontrou no cargo de subcomandante da companhia de cães, se afeiçoando a um deles, Fenrir, que, após o falecimento do tutor, foi entregue aos cuidados da família do tenente. O nome é uma referência ao feroz lobo da mitologia nórdica.

Sempre muito ativo, gostava de praticar esportes, corrida e artes marciais como o judô. A morte precoce de Alessandro comoveu os colegas de profissão, que prestaram homenagens a ele nas redes sociais e fora delas. A postagem feita pela Companhia de Operações com Cães sobre o falecimento teve mais de 250 compartilhamentos e nela é destacada a coragem e a esperança de quem não se deixou abater ou transparecer o desgaste causado pela luta pela vida.

-----------------------

Lista de falecimentos

Adenir Fernandes da Rocha, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Olegário Fernandes e Conceição Fernandes dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da Igreja Deus É Amor Colombo.

Antônia Michalowski Trevisan, 90 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Paulo Michalowski e Christina Michalowski. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade, saindo do mesmo cemitério.

Antônio Mazzaro, 88 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Guarino Maria Grazia e Nicola Mazzaro. Sepultamento ontem.

Ari Soares dos Santos, 45 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Rubens Soares dos Santos e Sebastiana Santos Oliveira. Sepultamento ontem.

Cecília da Roza Fernandes, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Davina Lourenço da Roza. Sepultamento hoje,no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de residência.

César Gonçalves de Abreu, 45 anos. Profissão: operador. Filiação: Geraldo Goncelves de Abreu e Dorvalina Santos de Abreu. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo cemitério.

Cleberson do Rocio Jesuita, 23 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Ângelo Jesuita e Ozelma do Rocio Lourenço de Lima. Sepultamento ontem.

Cleuza Beatriz Marins, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gercindo Marins e Elvira Marins. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela 04.

Clodoaldo Galetto, 87 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Idylio Galetto e Abigail Mattos Galetto. Sepultamento ontem.

Dirceu Silveira, 79 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Clementino Silveira e Eva Pedro Silveira. Sepultamento ontem.

Dorival Pereira da Cunha, 71 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Sebastião Pereira Sobrinho e Margarida Pinotti Pereira. Sepultamento ontem.

Franciele Bueno de Vilas Boas, 28 anos. Profissão: do lar. Filiação: Geremias Jaco de Vilas Boas e Neiva de Souza Bueno. Sepultamento ontem.

Francisco Kinapp, 79 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Antônio Kinapp da Silva e Leonora Rosa Cavalheiro. Sepultamento hoje, saindo do Cemitério Parque São Pedro.

Geraldo Lúcio de Arruda, 59 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José Lúcio de Arruda e Terezinha Amâncio de Arruda. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de capela no Alto Boqueirão.

Helena Belgravicz Kaminski, 81 anos. Filiação: Luciano Belgravicz e Genoveva Belgravicz. Sepultamento ontem.

Helena da Silva Guimarães, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Affonso da Silva e Rosa de Sousa. Sepultamento ontem.

Henio Dalan, 44 anos. Profissão: empresário. Filiação: Lourival Dalan e Rosina Tassone Dalan. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Presbiteriana Renovada, no bairro Xaxim.

Ingeborg Kuhn Kress, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Artur Kuhn e Berta Kuhn. Sepultamento ontem.

Isolina Santos de Oliveira, 85 anos. Profissão: doméstica. Filiação: José Mariano dos Santos e Olinda Nogueira de Camargo. Sepultamento ontem.

Joceli Terezinha Alves de Lima, 46 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Gumercino Alves de Lima e Conceição Rodrigues de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela 02.

Jorge Luís Moreira de Lima, 61 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Eneas Moreira de Lima e Neuza de Oliveira Lima. Sepultamento ontem.

José Laerte Bueno, 64 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José Correira da Silva e Maria dos Anjos Bueno da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Agudos do Sul -PR, saindo de residência.

José Novelli, 64 anos. Filiação: Guerino Novelli e Polonia Biondo Novelli. Sepultamento ontem.

Laurita Schebichevski da Costa, 75 anos. Filiação: Raul Gomes da Costa e Apolônia Gomes da Costa. Sepultamento ontem.

Leandro de Sousa Pereira, 24 anos. Profissão: técnico em informática. Filiação: Leonel José Pereira e Evani Pereira de Sousa Pereira. Sepultamento ontem.

Luiz Carlos Machado, 64 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Oswaldo Vitor dos Santos e Zeli Machado dos Santos. Sepultamento ontem.

Maria Cândida Leandro da Silva, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Quintino Ferreira Leandro e Adonias Ferreira Bueno. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo cemitério.

Maria Ianede Acioly da Silva, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel da Rocha Acioly e Maria José de Cerqueira Acioly. Sepultamento ontem.

Maria de Lourdes Evaristo Becker, 80 anos. Profissão: auxiliar de enfermagem. Filiação: Paulo Evaristo e Francisca R Evaristo. Sepultamento hoje, saindo de Campo do Tenente (PR).

Marlus Vinícius Costa Ferreira, 72 anos. Filiação: Alfredo Munhos Ferreira e Jaira Costa Ferreira. Sepultamento ontem.

Michel Adriano Araújo Bonettes, 28 anos. Profissão: frentista. Filiação: Olibio Ribeiro Bonettes e Terezinha de Araújo Bonettes. Sepultamento ontem.

Nelson de Lima, 69 anos. Filiação: Durval de Lima e Izabel Mercedes de Lima. Sepultamento hoje, Cemitério Pedro Fuss , em São José dos Pinhais, saindo de capela no bairro Caximba.

Nivaldo Crestani, 75 anos. Filiação: Saul Crestani e Ana Crestani. Sepultamento hoje, saindo da Capela Santa Cruz de Canoinhas (SC).

Olga Martynowicz, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alexandre Kriwko e Francisca Kriwko. Sepultamento ontem.

Otalia Camargo, 78 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Francisco Ribeiro de Camargo e Maria Izabel dos Santos. Sepultamento ontem.

Paulo Barbosa da Conceição, 68 anos. Profissão: professor. Filiação: Antônio Barbosa da Conceição e Maria Olímpia Ferreira da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo do mesmo cemitério.

Paulo Pereira, 69 anos. Profissão: mestre obras. Filiação: Manoel Alves Pereira e Ricardina Antônia Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela 01 do mesmo cemitério.

Raquel Xavier Vallim, 81 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: José da Costa Vallim e Palmira Xavier Vallim. Sepultamento ontem.

Renata de Sousa Pereira, 23 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Leonel José Pereira e Evani Pereira de Sousa Pereira. Sepultamento ontem.

Tânia Regina Asanuma, 64 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Asanuma e Ernestina Maria Asanuma. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Igreja São Benedito, em Antonina (PR).

Tereza do Rocio Soares Brizuela, 67 anos. Profissão: professora. Filiação: Luiz Soares Júnior e Belarmina Carmo de Oliveira Soares. Sepultamento hoje, no Cemitério Tranqueira, em Almirante Tamandaré, saindo de Igreja Evangélica no bairro Cachoeira, em Curitiba.

Theresa Alves Campoe, 78 anos. Profissão: doméstica. Filiação: José Alves Moreira e Carmelinda Cândida de Santana. Sepultamento no domingo, 22 de outubro de 2017, às 17h, em local a definir, saindo de Rondônia.

Valdemar Akira Harada, 59 anos. Profissão: representante vendas. Filiação: Nobuyuki Harada e Nobuco Wesugui Harada. Sepultamento ontem.

Vera Lúcia Spada Freiberger, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jayr Spada e Tereza Domingas Spada. Sepultamento ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]