• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Foram quase cinco meses escondido atrás de tapumes, mas o Bondinho da Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba, acaba de ser reaberto para visitação após uma reforma que restaurou o cartão postal. A partir da tarde desta segunda-feira (19), o espaço volta a operar como Bondinho da Leitura, emprestando livros e funcionando como ponto de atividades de incentivo à leitura.

O restauro começou em agosto e custou R$ 53 mil. Foram substituídos o madeirame da estrutura, além da troca do forro e da porta de entrada. Janelas, persianas e a parte elétrica foram recuperadas. Já a iluminação recebeu lâmpadas de LED - mais econômicas.

Quem já conhecia o bondinho antes do restauro deve percebe diferenças na estrutura, que tinha partes podres, buracos na cobertura, pintura desgastada e partes sendo usadas como armário de pessoas em situação de rua. A pintura foi refeita no mesmo estilo anterior, e não há mais perigo de goteiras em dias de chuva, como ocorria anteriormente.Já a organização da parte interna - que conta com 2500 obras literários - não teve alterações.

FOTOS: Veja imagens da inauguração do bondinho

Enquanto esteve fechado, o bondinho da leitura - que é um dos principais pontos de encontro na Rua XV de Novembro - foi cercado por tapumes coloridos e informativos. Eles contavam a história do monumento e sua importância para a cidade. Antes desta reforma, o bondinho havia recebido pequenos reparos em 2013, 2015 e em 2016. No entanto, de acordo com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), um restauro completo não acontecia desde novembro de 2010.

Leia também: IAP proíbe captura de macaco que feriu bebê em Araucária

A reinauguração do bondinho, na tarde desta segunda, contou com a presença do prefeito Rafael Greca (PMN) e outros integrantes da prefeitura. Além disso, o espaço também teve a visita de crianças estudantes do terceiro ano da Escola Municipal Dom Manuel da Silveira D’Elboux.

Em 2017, segundo a prefeitura, o Bondinho recebeu 40 mil visitantes. Desde a inauguração do espaço como biblioteca, em 2010, foram mais de 50 mil empréstimos de livros, com 260 mil pessoas atendidas no local.

História do bondinho

Instalado na Rua XV em 1973, o bondinho funcionava como um local para pais deixarem seus filhos enquanto caminhavam pelo Centro da capital. O local se tornou um espaço para leitura em 2010, e hoje cerca de 2,5 mil livros estão disponíveis no acervo, inclusive os clássicos da literatura brasileira e universal. Os empréstimos podem ser feitos pelo leitor ao apresentar um documento de identificação com foto e comprovante de endereço.

Bondinho circulando

Apesar do Bondinho da Leitura não circular, existe a possibilidade de Curitiba receber veículos deste tipo nos próximos meses. A ideia é do prefeito Rafael Greca, que anunciou o projeto de revitalizar um bonde do século XX para fazer o trajeto, inclusive chegando a enviar o projeto ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e à Urbs, empresa responsável pelo transporte público da cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]