• Carregando...
Imagem  ilustrativa | Pixabay/
Imagem ilustrativa| Foto: Pixabay/

Curitiba recebeu um novo centro de auxílio especializado para atender crianças vítimas de violência. Reinaugurado na última terça-feira (31) depois de sete anos desativado, o Centro de Combate à Violência Infantil (Cecovi) é o único programa da cidade que ajuda crianças, adolescentes e suas famílias a darem andamento à denúncia, além de acompanhar em exames de corpo delito e atuar na retirada do agressor de dentro de casa, por exemplo.

“Sem a presença de um trabalho como o do Cecovi, as famílias ficam desamparadas. Muitas acabam desistindo de denunciar, de levar o processo adiante, por causa da fragilidade da situação”, explica Leolina Cunha, superintendente da Acridas, instituição responsável pela tutela do Cecovi. Entre os serviços oferecidos pela instituição estão também o acompanhamento da família até a delegacia e auxílio jurídico.

O projeto chegou a existir na cidade anteriormente, entre 2003 e 2010, mas foi encerrado por falta de recursos. Agora, conseguiu retornar sob tutela da Acridas, associação que busca melhorar condições de vida de crianças em vulnerabilidade social. As vítimas atendidas pelo projeto são encaminhadas pelo Conselho Tutelar. Por isso, em casos de violência contra crianças, a recomendação é para sempre procurar auxílio do Conselho.

Por enquanto, a entidade está atuando apenas na regional Boa Vista - que compreende 20 bairros da cidade - e atendendo por meio do trabalho de advogados e psicólogos voluntários. O plano, porém, é ampliar o atendimento para toda a capital, segundo a superintendente. “Estamos em busca de apoio municipal, por exemplo, para ampliar o atendimento para toda a cidade”, esclarece Leolina.

Denuncie

Para denunciar qualquer tipo de violência infantil, o canal mais indicado é o telefone 181. O número fornece atendimento especializado para crianças em risco em todo o Paraná, e tem ligação direta com o Conselho Tutelar. Por meio do contato, é possível denunciar anonimamente.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]