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 | Felipe Rosa/Tribuna do Paraná
| Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

O que deveria ser a solução de um velho problema de trânsito na ligação entre os bairros Uberaba e Cajuru se transformou em uma nova dor de cabeça para os motoristas. De acordo com quem passa pelo trecho, o fim das obras na trincheira da Avenida Jornalista Aderbal Gaertner Stresser, que passa por baixo da BR-277 e conecta as duas regiões, serviu apenas para transferir o congestionamento de um lugar para o outro.

Segundo os motoristas que trafegam por ali, a única mudança efetiva no trânsito foi o fim das filas na rodovia. Em compensação, ela começou a se formar na marginal recém-inaugurada. “A quantidade de carros aqui não diminuiu”, aponta o funcionário de uma empresa de mármores na região, Marcos Antônio de Souza. “Sem contar que o pessoal passa rápido demais aqui. Difícil sair aqui da empresa às vezes”. Para ele, é mais fácil seguir em direção ao Cajuru por dentro do Uberaba do que tentar ir pela trincheira.

O comerciante Setembrino Ervino Pozzer também aponta esse mesmo problema para a obra. Embora tenha achado o resultado final muito bonito, a revitalização da área não evita os congestionamentos. “Tinha que alargar a trincheira, planejar melhor o fluxo ali em frente ao posto de combustíveis, fazer uma mudança estrutural grande. Para quem está aqui na marginal e vai virar à esquerda, sentido Cajuru e Pinhais, o trânsito trava todo”, sugere. “Sabemos que a quantidade de carros nas ruas aumenta a cada ano. Daqui a cinco anos, ninguém anda aqui, vai travar tudo”.

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) alega que não há o que fazer com os congestionamentos de fim de tarde na trincheira. Com as correções geométricas feitas no acesso, incluindo a criação de duas faixas de rolagem na marginal (uma para a conversão à esquerda, sentido Cajuru, e outra para seguir em frente ao Uberaba ou São José dos Pinhais), o trânsito tem fluido melhor.

“Antes das obras, as filas neste sentido (São José) se estendiam para dentro da BR-277, criando congestionamentos na rodovia e risco de acidentes graves. No outro sentido, Uberaba para o Cajuru, nos horários de pico os congestionamentos, assim como em outros pontos da cidade que concentram um grande fluxo de veículos, ainda são notados. No curto prazo não há nenhuma previsão de mudança na sinalização ou sistema viário na região da trincheira, pois não existe espaço físico para alterações”, diz a nota da Setran, que também cita que não é possível colocar redutores de velocidade na marginal, porque a legislação não permite este tipo de artifício em acessos de rodovias. O máximo que pode ser feito é a instalação de placas de velocidade máxima, que devem ser obedecidas pelos motoristas.

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