• Carregando...
Em sua segunda tentativa, Elisa Manoele comemora a aprovação no vestibular com a família. “É o dia mais feliz da minha vida” | André Rodrigues/Gazeta do Povo
Em sua segunda tentativa, Elisa Manoele comemora a aprovação no vestibular com a família. “É o dia mais feliz da minha vida”| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

A tarde de sexta-feira (11) foi de muita festa no campus Agrárias, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Logo após a divulgação do resultado do processo seletivo, às 14 horas, os novos calouros tomaram o gramado para comemorar a aprovação com tinta, farinha e muita lama.

Veja também: Vestibular UFPR: confira a lista de aprovados

A alegria de quem passou era evidente, mas, para alguns, a aprovação tinha sabor ainda mais especial. A caloura de pedagogia Mariana Tavares, por exemplo, conta que esse foi seu quinto vestibular: “Tentei medicina durante quatro anos, porque queria ser pediatra. Daí comecei a dar aulas e comecei a gostar muito. Descobri que podia ajudar as pessoas e trabalhar com crianças fora da medicina”. Para ela, a sensação é de dever cumprido e gratidão, já que lutou tanto por uma vaga na UFPR.

Veja também: Calouro veterano: 1° lugar geral da UFPR tem 34 anos e já é formado pela USP

A caloura de terapia ocupacional Elisa Manoele também comemora a vitória depois de ter reprovado em sua primeira tentativa. “Acho que ficamos mais apreensivos quando é a segunda vez, mas agora estar aqui, ver a minha família… é o dia mais feliz da minha vida”, diz. Ela conta ainda que estudar na UFPR era um sonho de toda a família: “Todos os meus primos fizeram UFPR, nossos pais não tiveram essa oportunidade, mas agora eu faço parte disso”.

Perfil dos aprovados

Ao todo, a UFPR disponibilizou 5.200 vagas de graduação pelo vestibular - e outras 1.462 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Participaram do processo seletivo da instituição 40.137 e 12.212 foram aprovados para a segunda fase.

De acordo com a instituição, 59,82% dos aprovados cursou o ensino médio em escolas públicas, o que, para o reitor da instituição, Ricardo Marcelo Fonseca, um desenvolvimento do ensino na escola pública, tanto em nível médio quanto fundamenta.

Outro dado destacado pela instituição está relacionado à aprovação de um número significativo de paranaenses. “De um lado eu acho importante que a universidade seja aberta e receba pessoas de todo o Brasil. Mas mostra que ela é muito paranaense, que a UFPR é a meta de todo paranaense”, afirma.

Os aprovados devem ficar atentos ao período de registro acadêmico, que acontece entre 16 e 24 de janeiro. As aulas começam no dia 4 de fevereiro para os aprovados em Medicina (Curitiba e Toledo) e Fisioterapia e em 18 de fevereiro para os alunos de outros cursos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]