i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
paraná

Aviões reforçam combate ao incêndio que devasta Parque Nacional da Ilha Grande

São duas as hipóteses que podem explicar o incêndio: condições meteorológicas e uma possível intervenção humana

  • PorAngieli Maros
  • 20/09/2017 14:56
Helicóptero joga água no fogo em  Ilha Grande. | RPC/Reprodução
Helicóptero joga água no fogo em Ilha Grande.| Foto: RPC/Reprodução

Mais dois aviões, além do helicóptero, vão ajudar a controlar o incêndio que já devastou 20% da área do Parque Nacional de Ilha Grande, entre o Oeste e o Noroeste do Paraná e o Sudoeste do Mato Grosso do Sul. No último fim de semana, um helicóptero já havia sido usado, mas não foi suficiente. As primeiras chamas foram registradas no último dia 11 e, até esta quarta-feira (20), já haviam se alastrado por mais de 15 mil dos 78 mil hectares da área de preservação.

Segundo a administraão do parque, as duas aeronaves que começaram a operar na ajuda de combate ao incêndio nesta quarta têm capacidade de carregar 3,6 mil litros de água por tanque. O helicóptero continuará a ser usado principalmente para o transporte das equipes que atuam para manter áreas afastadas do fogo.

“A gente não vencia. O helicóptero jogava água, o fogo apagava, mas dez minutos depois as chamas voltavam”, relatou Tersio Abel Rezenti, analista ambiental do parque.

Segundo Rezenti, as chamas começaram na Ilha Grade, a maior do parte, e seguiu nas direções Norte e Sul da Ilha. Dias depois, chamas tomaram conta da parte continental do parque. Nesta quarta, eram dois os grandes focos que continuavam a exigir o trabalho de combate: o que seguia sentido Sul da Ilha e o da parte continental.

Causa

O analista ambiental acrescenta que são duas as hipóteses que podem explicar o incêndio: condições meteorológicas e uma possível intervenção humana.

“Se a gente encontrar o local exato onde o fogo começou, podemos saber se foi raio ou se foi proposital. Vamos analisar os dados meteorológicos para saber se caiu raio no local no dia”, completou Rezenti.

O Parque Nacional de Ilha Grande é uma área de preservação de Mata Atlântica e abriga vários animais ameaçados de extinção, entre eles a onça-pintada, a onça parda e o papagaio-de-peito-roxo .

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.