• Carregando...
Capitão Daniel Lorenzetto (à direita, de capacete branco), comanda a homenagem às vitimas de Brumadinho. | Corpo de Bombeiros MG/
Capitão Daniel Lorenzetto (à direita, de capacete branco), comanda a homenagem às vitimas de Brumadinho.| Foto: Corpo de Bombeiros MG/

Do meio da lama na última sexta-feira (1.º), o capitão do Corpo de Bombeiros do Paraná Daniel Lorenzetto comandou a homenagem de todos os socorristas envolvidos na busca das vítimas do rompimento da barragem na cidade de Brumadinho (MG). Até a manhã desta segunda (4), 121 corpos foram encontrados e 226 pessoas seguiam desaparecidas. Destes corpos, dez foram encontrados pela equipe do Grupo de Socorro Tático (Gost), unidade referência em busca e salvamento em ocorrências como soterramentos, enchentes e rompimento de barragens, da qual Lorenzetto é o comandante. Além de Brumadinho, o Gost já participou de socorro nas tragédias como as enchentes em Santa Catarina em 2008 e o rompimento da Represa de Algodões, no Piauí, em 2015.

- Vídeo - assista à homenagem dos bombeiros às vítimas de Brumadinho

Além da continência dos bombeiros comandada por Lorenzetto, todos os helicópteros que participam da operação em Brumadinho despejaram na lama rosas encaminhadas pela população para homenagear as vítimas. “Em nome do Corpo de Bombeiros e de todas as pessoas que estão atundo nesta tragédia, gostaríamos de agradecer cada pessoa que mandou sua rosa, sua oração e sua energia positiva para essa homenagem. O momento é de muita tristeza, mas hoje conseguimos mostrar que acima de qualquer tristeza está a nossa fé e a nossa esperança”, agradeceu em vídeo o tenente Pedro Aihara , porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que se tornou uma espécie de rosto de todos o efetivo que trabalha nas buscas das vítimas.

- Laia mais - Voluntários de ONG Força Animal de Curitiba estão em Brumadinho para resgatar bichos

O capitão Lorenzetto comanda a equipe do Gost que está há uma semana em Brumadinho. Ele é mestre em Engenharia Florestal, com enfoque em mecânica dos solos e especializado em busca e salvamento com cães, busca e resgate em estruturas colapsadas, em defesa química e em sistema de comando em incidentes. Além dele, outros integrantes do Corpo de Bombeiros do Paraná que estão em Brumadinho são o tenente Luiz Henrique Vojciechovski, chefe de Operações Terrestres do Gost e especialista em busca e resgate em deslizamentos de terra, em busca e resgate em estruturas colapsadas, em busca e salvamento (técnicas verticais, busca terrestre e orientação e navegação) e em atendimento com produtos perigosos; e o sargento Guilherme Berwanger, especialista em busca e resgate em estruturas colapsadas; em busca e salvamento (técnicas verticais, orientação e navegação) e especialista em salvamento em águas rápidas.

Vídeo - Conheça o trabalho do Gost, equipe dos Bombeiros especializada em buscas e resgates

Envio de helicóptero

Domingo (3), o governo do Paraná reforçou a equipe que presta solidariedade ao governo de Minas nas buscas. A Polícia Militar enviou a Brumadinho o helicóptero Falcão 04, que atua em ocorrências de busca e salvamento junto com o Gost e outras equipes do Corpo de Bombeiros na região de Curitiba. Fazem parte da equipe do Batalhão de Operações Aéreas da PM (BPMOA) enviada a Minas o tenente Maikon Correa, o sargento Bedim e o mecânico de aeronaves Guilherme, sob o comando do capitão Marcio Valim.

Além da equipe do BPMOA, um novo time do Gost será enviado a Mina para substituir o capitão Lorenzetto, o tenente Vojciechovski e o sargento Berwanger. “A troca das equipes é uma orientação devido ao desgaste físico e emocional dos bombeiros. Nossos três homens já resgataram 10 vítimas e voltam ao Paraná na terça-feira, dia em que outras duas equipes nossas assumem o serviço em Brumadinho. Também houve um pedido para o envio de uma aeronave para fazer a substituição de outras que já estão entrando na fase de manutenção afim de não parar os trabalhos de buscas, por isso estamos enviando desta hoje”, explica o comandante do Corpo de Bombeiros no Paraná, coronel Samuel Prestes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]