• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

A madrugada desta sexta-feira (9) começou agitada no bairro Cajuru, em Curitiba. Pouco depois da meia-noite, um sargento do Corpo de Bombeiros entrou no Terminal Centenário e assumiu a direção de um biarticulado da linha Centenário-Campo Comprido. Segundo a Polícia Militar (PM), o oficial estava em surto e apenas um cachorro o acompanhou no “passeio”. A ocorrência foi por volta da 00h20. O Corpo de Bombeiros confirmou que o sargento estava afastado desde o ano passado e passa por tratamentos psiquiátricos.

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) disse que o ônibus foi tomado no momento em que o motorista chamava os seguranças do terminal para ajudarem na retirada do sargento de dentro do ônibus. Isso porque quando o coletivo chegou ao terminal e estacionou na plataforma, o homem se recusou a sair e, assim que o motorista foi buscar ajuda, ele assumiu a direção, trancou as portas e deu partida.

Conforme o sindicato, no trajeto percorrido o sargento passou por 11 vias, inclusive a BR-277 no Jardim das Américas, a Rua Ubaldino do Amaral e a Marechal Deodoro, no Alto da XV, e a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã.

Uma equipe da Guarda Municipal (GM) que circulava pelas redondezas foi acionada para perseguir o biarticulado, que seguia pela canaleta em direção ao Centro da cidade. Ao chegarem na estação-tubo Maria Aguiar, próximo ao cruzamento entre a Avenida Affonso Camargo e a Rua Sétimo Semionato, os guardas foram avisados por um funcionário da empresa que o biarticulado tinha tomado o rumo da BR-277. A equipe continuou as buscas até o pedágio da rodovia que leva às praias do estado. Como foi informada de que o ônibus não havia passado por ali, a viatura da GM retornou ao terminal, onde encontrou o veículo já estacionado e cercado por viaturas da PM.

Mesmo após voltar ao terminal, o sargento permaneceu trancado com o cachorro dentro do expresso. A janela de emergência do ônibus foi quebrada e o bombeiro imobilizado com uma arma de choque. Ele foi detido e levado à Central de Flagrantes da Polícia Civil, no Centro de Curitiba, mas depois foi internado no Hospital Geral da PM.

O biarticulado furtado estava vazio e não iria mais transportar passageiros. Conforme a tabela da Urbs, empresa que gerencia o transporte público da capital, o último ônibus da linha que deixa o termina é às 23h45.

No fim de 2017, um sargento do Corpo de Bombeiros de Brasília furtou um caminhão de resgate da própria corporação e circulou pelas ruas da capital federal. Em surto, o oficial do Distrito Federal estava à paisana, entrou no quartel, furtou a viatura, dirigiu mais de 20 km em alta velocidade e foi parado após ter o pneu furado a tiros por carros da Polícia Militar na região na Esplanada dos Ministérios.

Profissional de respeito

Lotado no 7º Grupamento dos Bombeiros, que atende o Norte de Curitiba e também parte da região metropolitana, o sargento entrou na corporação em 2005, ascendeu a cabo em 2009 e a sargento em 2017. Por problemas psicológicos, ele estava afastado das funções desde outubro do ano passado, quando decidiu, por conta própria, que iria começar um tratamento psiquiátrico.

De acordo com o tenente-coronel Ricardo Silva, o profissional já atuou como guarda-vidas e também como socorrista do Siate, sem nenhuma punição sofrida ao longo dos 13 anos de carreira. “Eu não falaria bem de alguém que tivesse tido um problema, fizesse uso de qualquer bebida ou droga. Pelo contrário. Ele não só é, operacionalmente falando, uma pessoa capaz, como administrativamente também”, comentou o tenente, acrescentando que esta não foi a primeira vez em que o sargento precisou ser contido após um surto. “Essa história de ele roubar um biarticulado não condiz com ele. Tem a ver com um problema a que, infelizmente, todos estamos sujeitos”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]