• Carregando...
Foto feita pelo Grupo de Resgate em Montanha, de Joinville, mostra vítima sendo carregada | Facebook Resgate em Montanha /Reprodução
Foto feita pelo Grupo de Resgate em Montanha, de Joinville, mostra vítima sendo carregada| Foto: Facebook Resgate em Montanha /Reprodução

Uma mulher de aproximadamente 30 anos foi resgatada pelo Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), do Corpo de Bombeiros, depois de ficar quase dois dias sem poder sair do Pico Paraná por causa de uma lesão no joelho. Os trabalhos envolveram 44 pessoas, entre bombeiros e voluntários, e foram encerrados por volta das 23h desta segunda-feira (8), depois 38 horas e meia de socorro. A vítima passa bem.

Conforme o Gost, a mulher se feriu na noite de sábado (6) enquanto fazia a trilha até o topo da montanha – a mais alta do Sul do Brasil, entre Antonina e Campina Grande do Sul – com outras quatro pessoas. No entanto, ela achou que conseguiria prosseguir a caminhada sem precisar de ajuda. Contudo, no domingo (7) de manhã, por volta das 7h, os bombeiros foram acionados para ajudar na retirada da vítima, que já não tinha mais condições de caminhar.

“Eles já estavam bem próximos ao cume do Pico Paraná. O que aconteceu foi que as condições climáticas mudaram totalmente de sábado para domingo, teve a entrada de uma frente fria, o dia ficou bem fechado e não foi possível fazer a retira da dela com uma aeronave. Nessas condições, o resgate teve que ser realizado via terrestre mesmo”, disse o tenente do Gost Luiz Henrique Vojciechovski.

De acordo com Vojciechovski, o pedido de socorro do grupo foi feito por celular porque eles estavam em uma área de cobertura das operadoras. Pelo Whatsapp, os montanhistas conseguiram mandar a localização exata do ponto. Mas logo depois, o contato foi perdido.

A primeira equipe chegou ao local onde a mulher estava já perto das 13h de sábado. No mesmo dia, as quatro pessoas do grupo que tinham condições de caminhar foram acompanhadas por bombeiros até a base da montanha. “Foi um resgate tranquilo. Era uma situação que estava sob controle, a lesão não era tão grave, mas ela teve de ser extraída quase que na totalidade do percurso na maca”, descreveu o tenente.

Ao todo, 44 pessoas se revezaram nos trabalhos de resgate. Além de 28 bombeiros, 15 voluntários dos grupos Corpo de Socorro em Montanha (Cosmo), Resgate em Montanha (GRM, de Joinville) e Cluube Paranaense de Montanhismo prestaram apoio. Um integrante da Força Aérea que estava pela região também ajudou.

Segundo caso

Esse foi o segundo resgate que precisou ser feito no Pico Paraná no fim de semana. No sábado, um montanhista precisou ser resgatado de helicóptero após sofrer um acidente em uma das trilhas da montanha. Ele quebrou a clavícula e estava acompanhado de mais três pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]