Ônibus biarticulado Ligeirão, do transporte coletivo, na canaleta da Avenida Sete de Setembro
Ônibus biarticulado Ligeirão, do transporte coletivo, na canaleta da Avenida Sete de Setembro| Foto: Cassiano Rosario/Gazeta do Povo

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta terça-feira (30) projeto que autoriza o Executivo a contratar empréstimo de até US$ 75 milhões junto ao New Development Bank (NDB), para a execução do Programa Mobilidade Sustentável de Curitiba. O pacote de obras prevê a ampliação da capacidade de passageiros e a velocidade dos ônibus nas canaletas nos eixos Leste-Oeste (diversos trechos) e Sul (Praça do Japão-Pinheirinho). Para isso, seriam necessários a implantação de “ligeirões” e o alargamento das vias, permitindo a ultrapassagem entre as linhas que operam o sistema.

Além disso, são previstas obras para revitalização de calçadas, de iluminação pública, de acessibilidade e sinalização viária, a reforma dos terminais Capão da Imbuia, Centenário, Vila Oficinas e Campina do Siqueira, a implantação das estações-tubo CIC Norte e UTFPR e a realocação da estação-tubo Eufrásio Correia. A operação de crédito, já autorizada pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do governo federal, teria garantia da União e contrapartida do município de US$ 18,7 milhões.

O empréstimo aprovado terá carência de 60 meses (5 anos) e prazo de 156 meses para amortização, totalizando 216 meses, ou 18 anos, para quitação. A operação deve ser executada a uma taxa de juros Libor 6M (atualmente em 0,55% ao ano) + margem de 0,95%.