Curitiba prorroga bandeira amarela da Covid-19 até 10 de março
| Foto: Gazeta do Povo

A prefeitura de Curitiba, mais uma vez, decidiu prorrogar as medidas restritivas em vigor na cidade como forma de enfrentamento à pandemia de Covid-19. A decisão tomada nesta quinta-feira (17) mantém a capital sob regime de bandeira amarela pelas próximas três semanas. O decreto 220/2022, com validade até 10 de março, mantém a limitação de 70% da capacidade prevista nos estabelecimentos comerciais e a recomendação pelo trabalho remoto.

Assim como na renovação anterior, o Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) voltou a identificar melhoras nos índices da pandemia na cidade. Entre os destaques está a redução de quase 20% no número de casos ativos nas últimas duas semanas.

No mesmo período, a secretaria também identificou queda nas taxas de ocupação de leitos hospitalares – de 84% para 55% nas UTI e de 80% para 50% nas enfermarias. A quantidade de testes positivos para a Covid também caiu, o que para a SMS é sinal de que a pandemia está em desaceleração em Curitiba.

“Devemos seguir avaliando o cenário com cautela, temos a frente o período do carnaval, mesmo não sendo feriado aqui em Curitiba, sabemos que algumas pessoas vão acabar viajando e confraternizando, então é importante manter os cuidados e o estado de alerta nas próximas semanas”, explicou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.