Curitiba vai fechar 150 leitos de Covid-19 nesta quinta-feira (8)
| Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (7), sobre a volta da bandeira amarela em Curitiba, a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, informou que a prefeitura fechará 150 leitos destinados à Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital. Atualmente, as UPAs contam com 326 leitos de Covid-19 livres, somando leitos clínicos e leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Os leitos que serão fechados devem retornar para servir ao atendimento de saúde de rotina da população. A previsão é de que os leitos já sejam fechados nesta quinta-feira (8).

Segundo Huçulak, mesmo fechando as 150 vagas, as UPAs ainda vão contar com 176 leitos para o tratamento da Covid-19, o que, de acordo com a secretária, deve aumentar a taxa da ocupação de leitos da pandemia na cidade, mas não deve comprometer o atendimento dos pacientes com coronavírus em Curitiba. “Nós também precisamos voltar a atender as rotinas de especialidades da população. Amanhã (quinta-feira), mesmo baixando 150, vamos ficar com 176 livres”, explicou.

Mais detalhes de como vai funcionar a redistribuição de leitos da Covid-19 em Curitiba devem ser divulgados pela prefeitura na manhã de quinta-feira. A decisão, conforme explicou Huçulak, levou em conta o monitoramento dos hospitais da cidade e da demanda pelas especialidades de saúde que não são da pandemia. “Acompanhamento da diabetes, hipertensão, por exemplo, tem que continuar”, finalizou.