Sala de aula vazia
Diretora afastada comandava uma escola em Balsa Nova, na Grande Curitiba| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

Decisão da Vara da Infância e Juventude de Campo Largo afastou a diretora de uma escola municipal de Balsa Nova, na Grande Curitiba, por suspeita de agressão física e verbal contra alunos. Entre as denúncias investigadas pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), que foi quem fez o pedido de afastamento à Justiça, está a de uma estudante que teria vomitado após ser agredida verbalmente pela docente.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

As denúncias chegaram ao MP-PR a partir da comunidade escolar, de representantes do Conselho Tutelar de Balsa Nova e de relatos feitos ao canal de denúncias Disque 100. A própria prefeitura do município admitiu que um processo administrativo disciplinar contra a profissional corre na Secretaria de Educação de Balsa Nova desde abril, mas que, até então, não havia entendimento da comissão para afastamento.

De acordo com o MP, as denúncias apontam quatro situações de violência direta contra estudantes. Além da aluna que vomitou após os xingamentos, a Promotoria também apura supostos episódios de um aluna que ficou presa no portão da escola, fechado de forma indevida; de um aluno que recebeu um puxão de orelha e de um grupo de alunos mantido de “castigo” de forma abusiva.

Também há relatos de que pais dos alunos e professores também eram vítimas de violência psicológica.

A liminar que garantiu o afastamento da diretora a pedido do MP-PR foi concedido pela Justiça na última quinta-feira (18). A prefeitura de Balsa Nova informou que ainda não tomou conhecimento do teor do despacho, que corre em segredo de Justiça, mas que deve se manifestar caso haja intimação.