Em operação contra golpe do falso empréstimo, 41 são presos no Paraná e em São Paulo
| Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil do Paraná realizou operação nesta quarta-feira (7) na qual foram presas 41 pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha responsável por aplicar golpes do falso empréstimo. Segundo a corporação, o prejuízo supera os R$ 30 milhões e há vítimas em todo o Brasil.

Investigações apontaram que o grupo criava páginas na internet para atrair vítimas interessadas em empréstimos bancários. Após elas preencherem os dados, os golpistas entravam em contato se passando por funcionários do banco. Durante a ligação, exigiam um depósito prévio para liberação do dinheiro; depois, induziam a vítima a fazer sucessivos depósitos, até ela perceber que se tratava de um golpe.

A operação foi realizada em Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande e em municípios paulistas: São Paulo, Santo André, Getulina, Mirandópolis, Ribeirão Preto, Campinas e Praia Grande. No Paraná, 13 pessoas foram presas e em São Paulo, 28. Um dos detidos, além do mandado de prisão temporária, foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo com identificação suprimida.

Além das prisões, foram cumpridos 58 mandados de busca e apreensão. Durante as buscas, foram apreendidos três veículos, notebooks, cartões bancários e quantias em dinheiro. Também foi cumprida ordem judicial para o bloqueio de R$ 30 milhões das contas bancárias dos investigados. A operação contou com o apoio da Polícia Científica do Paraná e da Polícia Civil de São Paulo.