Justiça deu 72h para prefeitura se manifestar, assim, não haverá tempo de reverter decisão para este fim de semana
Justiça deu 72h para prefeitura se manifestar, assim, não haverá tempo de reverter decisão para este fim de semana| Foto: Lineu Filho / Tribuna do Paraná

Impedidos de abrir no fim de semana em Curitiba por decreto municipal, os supermercados entraram na Justiça com mandado de segurança tentando reverter a proibição. Segundo a Associação Paranaense dos Supermercados (Apras), inicialmente buscou-se o diálogo para tentar uma revisão do decreto 890/2021, mas, por não haver avanços, a saída foi recorrer às medidas judiciais.

Segundo a Apras, a Justiça determinou que a prefeitura de Curitiba se manifeste em até 72 horas, prazo que ultrapassa o próximo final de semana. “Independentemente da posição da prefeitura, a Apras destaca que irá orientar o setor a cumprir a determinação, assim como sempre fizemos desde o início da pandemia, mas ressalta que a negativa irá prejudicar diretamente a população”, diz nota da associação.

O fechamento dos mercados no final de semana preocupou o setor desde o anúncio da medida. O medo era que, por estarem fechados no sábado e domingo, os mercados ficariam lotados ao longo da semana, já que muitas pessoas deixam para fazer compras no final de semana por conta do trabalho.

“A experiência adquirida nesta pandemia mostra que a ampliação dos horários ajuda a distribuir os clientes no decorrer dos dias da semana. Além disso, as pessoas que trabalham durante a semana não terão nenhum dia viável para fazer as suas compras essenciais”, afirma a nota. A reportagem questionou a prefeitura de Curitiba e foi informada de que não haverá mudança no decreto.