Fachada do Complexo Médico Penal, em Pinhais
Complexo Médico Penal abriga presos da Lava Jato em galeria especial| Foto: Cassiano Rosário/ Gazeta do Povo

Presos do Complexo Médico Penal, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), feriram dois agentes penitenciários durante uma tentativa de motim no fim da manhã desta sexta-feira (16). A informação foi confirmada pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen).

NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias

O presídio, que é de regime fechado, é o mesmo onde estão presos os condenados da Operação Lava Jato. No entanto, o descontrole foi na galeria 3, distinta da ala especial em que os políticos e demais envolvidos no escândalo estão detidos.

O diretor do Depen, Francisco Alberto Caricati, negou a ocorrência de rebelião e confirmou que um agente ficou ferido durante a situação, controlada a tempo. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) acrescentou pouco depois das 13h que foram dois feridos, sem gravidade.

Conforme a pasta, presos se aproveitaram do momento em que um detento estava sendo retirado para atendimento médico e tentaram fazer o agente refém. O profissional e outro agente que estava perto acabaram feridos, mas a situação foi controlada em minutos.

Os dois homens receberam atendimento médico dentro do próprio CMP e passam bem. Eles tiveram apenas escoriações.

O Depen disse que a galeria em que houve o princípio de motim não está superlotada, mas não repassou a quantidade de presos no local.