Estar Eletrônico em Curitiba.
Estar Eletrônico em Curitiba.| Foto: Lineu Filho / Tribuna do Parnaá

Projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba quer retomar a regra antiga para infração de estacionamento irregular, quando bastava comprar um bloco de EstaR no prazo de cinco dias para regularizar a situação. Com o sistema digitalizado desde março de 2020, a proposta agora é para que o motorista adquirira dez créditos do EstaR Eletrônico, o equivalente a R$ 30, para zerar a infração. Asssim como no caso dos antigos blocos, os créditos digitais poderão ser utilizados normalmente. A proposta é do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) e tramita na Câmara desde 4 de março.

Com a adoção do EstaR Eletrônico em 2020, o estacionamento irregular em Curitiba passou a ser infração grave, com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como argumento para a volta do sistema antigo, Barros afirma ao site da Câmara que "o estacionamento regulamentado em Curitiba sofreu uma grande mudança de uma hora para outra".

A proposta do vereador também prevê a retomada da venda do EstaR em pontos físicos pela cidade. Nesse caso, os estabelecimentos - como bancas e comércio geral - passariam a cadastrar os créditos digitais a quem não tem como como adquiri-los pelo celular. O projeto de lei ainda vai passar pelos trâmites da Câmara antes de ir a votação.