• Carregando...
O cão foi chamado de Doc, ganhou uniforme e até crachá. | Colaboração/Sheila Cordeiro Abagge
O cão foi chamado de Doc, ganhou uniforme e até crachá.| Foto: Colaboração/Sheila Cordeiro Abagge

Um cachorro perdido de aproximadamente 14 anos de idade conquistou uma vaga na equipe de segurança do Shopping Palladium, no bairro Portão, em Curitiba. Sem precisar levar currículo ou fazer entrevista, o idoso animal invadiu a área de carga e descarga do estabelecimento – a doca – e atraiu a atenção dos funcionários na primeira semana de agosto. Ele foi chamado de Doc, ganhou uniforme e até crachá.

O primeiro a encontrar o cão foi o porteiro Sergio Bonifácio, de 46 anos. “Eu vi o cachorro entrar no shopping pela portaria da Rua Wilson de França e tomar uma água bem suja que tinha ali. Tentei levá-lo para fora, mas ele voltou”, disse. A insistência atípica do animal e sua aparência de cansaço fez com que Sérgio entrasse em contato com alguns funcionários do shopping e pedisse ajuda para encontrar os responsáveis pelo cão.

Fotos do invasor de quatro patas foram postadas em redes sociais na esperança de encontrar seu dono, mas ninguém se manifestou. Com isso, a situação do cachorro perdido virou pauta para uma reunião administrativa, na qual os gestores autorizaram a permanência do visitante na equipe de segurança do shopping. A partir daí, a mobilização começou para dar comodidade ao novo “funcionário”.

- Leia também - Novo shopping de Curitiba terá centro médico, 249 lojas e inaugura em 2019

O gestor de segurança do Palladium, Luiz Henrique do Nascimento, foi um dos envolvidos. “Era um dia frio e a doca é um lugar muito gelado. Então, saí comprar uma casinha de cachorro para ele com colchonete e cobertor”, disse. Na mesma loja, Nascimento também encontrou uma roupa com a escrita “segurança” e a colocou no carrinho. “Como ele ficaria com a equipe de segurança, seria bom estar uniformizado”, brincou.

O idoso animal chegou ao shopping com fome e cansadoSheila Cordeiro Abagge

O animal ainda recebeu um banho no pet shop, água, ração e um nome. “Ele foi visto pela primeira vez na doca do shopping e permaneceu lá. Por isso, decidimos chama-lo de Doc”, comentou a psicóloga Sheila Cordeiro Abagge, que trabalha no RH do estabelecimento e preparou até um crachá para o novo colaborador. “Ele precisava estar identificado, então colocamos sua foto, nome e nosso contato para que não se perdesse”.

Já nos primeiros dias de “trabalho”, o segurança de quatro patas se tornou atração na doca e, de acordo com a psicóloga, vários funcionários disputavam para passear com ele. “É um cachorro muito dócil, conquistou todo mundo”, comentou Sheila.

Aposentadoria

No entanto, durante os dez dias que Doc “trabalhou” no shopping, ela e os demais funcionários perceberam que o cão apresentava dificuldades visuais e início de surdez devido à avançada idade. “Ainda que ele tivesse conquistado todo mundo, ficar no meio de caminhões que entravam e saíam o dia inteiro não era seguro. Doc merecia um lar, então começamos a buscar um dono que cuidasse bem dele”, disse.

Doc atuou como segurança do shopping durante quase dez diasColaboração

Yago Fernando Gonschoroski, de 26 anos, foi o tutor escolhido. Morador do Capão da Imbuia, ele trabalha como supervisor de vendas de uma loja do Shopping Palladium e já havia resgatado outros três cães: “Peguei muito amor pelo Doc. Por isso, conversei com minha namorada e resolvemos cuidar dele”.

- Leia mais - Criança de Curitiba ganha bezerro de presente e o trata como melhor amigo

A despedida do cão foi emocionante e até um colaborador que não estava na escala fez questão de passar no shopping fora do horário habitual para parabenizar o funcionário de quatro patas pelo novo lar. “Teve gente que até chorou porque todos gostavam muito dele”, relatou Sheila. “Mas sabemos que agora ele está aproveitando sua ‘aposentadoria’ na casa nova. Até já recebemos fotos dele brincando todo satisfeito e usando a roupa de segurança. Isso é ótimo!”, completou o chefe da equipe de segurança, Luiz Henrique do Nascimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]