• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Uma caminhonete bateu contra um poste na madrugada deste domingo (28), no Centro Cívico, em Curitiba, provocando a interrupção do fornecimento de energia elétrica em parte do bairro. Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), cerca de 200 residências passaram a manhã sem luz elétrica.Conforme a previsão, o fornecimento a esses pontos foi restabelecido por volta das 12 horas. Em levantamento da Copel aponta que há no estado uma média de 16 colisões de carros contra postes por dia, que terminam com desligamentos de energia.

O acidente ocorreu por volta das 5 horas, no cruzamento da Rua Manoel Eufrásio com a Rua Eusébio da mota. O motorista de uma Ford Ranger perdeu o controle e atingiu o poste de energia. Segundo a Copel, a colisão provocou a interrupção do fornecimento elétrico da maior parte do Centro Cívico, mas, logo em seguida, o acesso à energia foi restabelecido em muitos desses domicílios. O corte foi mantido no entorno do local do acidente, para que equipes da Copel pudessem providenciar o religamento da rede elétrica. O fornecimento foi normalizado pouco depois do meio-dia.

Teve um acidente de trânsito? Saiba o que fazer

Leia a matéria completa

Levantamento

Um levantamento divulgado pela Copel na sexta-feira (26), apontou que 6.123 acidentes de trânsito ocorridos ao longo de 2016 tiveram como consequência o desligamento do fornecimento de energia elétrica: média de 16 casos por dia.

Em 80% destes casos, a Copel precisou substituir os postes. O custo médio para recompor a rede é de R$ 2 mil e, segundo a legislação, deve ser pago pelo motorista que causou o acidente. Em 30% dos casos, o motorista não foi identificado – ou fugiu –, de modo que o prejuízo ficou com a Copel. A Companhia disponibiliza um telefone por meio do qual os cidadãos podem denunciar os responsáveis por batidas: 0800 51 00 116.

Além de interromper o fornecimento de energia, as batidas em postes também aumentam o risco de acidentes com energia elétrica. Isso porque, muitas vezes, os acidentes causam o rompimento de cabos energizados.

“As pessoas jamais devem se aproximar de cabos caídos ou pendurados, porque podem levar um choque grave ou fatal. Em situações como essa, devem avisar a Copel imediatamente, sinalizar o local e evitar que qualquer pessoa se aproxime dos cabos”, alertou o gerente de Segurança do Trabalho da Copel, João Alberto Kucek Junior, em entrevista à Agência Estadual de Notícias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]