A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba confirmou, na sexta-feira (16), que investiga casos de pacientes curitibanos que voltaram a apresentar os sintomas da Covid-19 mesmo após terem sido curados. A informação foi divulgada durante a live de balanço dos casos que a prefeitura realiza diariamente pela internet.
Após mencionar o número de pessoas já recuperadas na capital – neste sábado (17) são 44.330 –, Marion Burger, médica infectologista da prefeitura, disse que algumas voltaram a apresentar sintomas. Ela ressaltou que ainda não há comprovação científica de quanto tempo dura a imunidade ao novo coronavírus, e pediu que todas as pessoas mantenham os cuidados sanitários, mesmo as que já tiveram a doença.
“É importante que todos mantenham os cuidados. Investigamos alguns pacientes que apresentaram sintomas novamente. Não sabemos se é uma reinfecção ou se há uma outra cepa do vírus circulando entre nós. É importante que todos, tanto aqueles que já tiveram a infecção, quanto os que ainda não foram infectados, continuem com todos os cuidados”, afirmou Burger.
Na última segunda-feira (12), um estudo publicado na revista médica The Lancet descreveu o caso de um homem de 25 anos que foi infectado com duas variedades distintas do Sars-Cov-2 em um período de 48 dias. Trata-se do quinto caso de reinfecção cientificamente documentado no mundo.
Números da Covid-19 em Curitiba
Balanço divulgado pela secretaria municipal de Saúde neste sábado (17) aponta para 352 novos casos do novo coronavírus confirmados, além de sete novos óbitos. Com isso, a capital paranaense soma 48.838 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, com 1.408 mortes.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF
Deixe sua opinião