• Carregando...
No DF e no estado de Goiás, onde o bloqueio já vale, foram excluídos das redes 108,8 mil celulares fora do padrão | Marcelo Elias/Gazeta do Povo/Arquivo
No DF e no estado de Goiás, onde o bloqueio já vale, foram excluídos das redes 108,8 mil celulares fora do padrão| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo/Arquivo

Celulares piratas em uso no Paraná serão bloqueados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) neste sábado (8). A medida faz parte de um projeto da autarquia para banir o uso de aparelhos sem certificação e fora do padrão adotado pelo país e segundo o órgão, é uma forma de garantir a qualidade dos serviços e a segurança do consumidor.

Leia também: Placas Mercosul entram em vigor no PR dia 17

Já válido no Distrito Federal e em Goiás, o bloqueio também será feito em outros nove estados: Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins.

No Paraná e nos demais estados cobertos por esta etapa do projeto, quem tem celular irregular ativo nas redes das prestadoras móveis recebe ao longo desta sexta (7), véspera do bloqueio, um alerta no próprio celular. A mensagem é enviada pelo número 2828 e traz o seguinte texto: “Operadora avisa: Este celular IMEI [número do IMEI] é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares”.

Veja também: Ilha “mal-assombrada” no Litoral do PR esconde cemitério indígena e intriga cientistas

Entre os celulares irregulares a serem bloqueados, há aparelhos que não oferecerem a qualidade e segurança exigidas pela regulamentação brasileira.

Celular ilegal?

O IMEI (veja onde achar o número) é um código composto por 15 números utilizado internacionalmente que permite identificar a marca e modelo do aparelho. É por meio deste código que é possível saber se há algum registro de impedimento no aparelho. A consulta está disponível no site do projeto Celular Legal.

Usuários que têm celulares irregulares devem procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos como consumidor.

No Distrito Federal e no estado de Goiás, onde o bloqueio está implantado desde maio deste ano, já foram excluídos das redes das prestadoras móveis 108,8 mil celulares fora do padrão estabelecido.

Nos estados da Região Nordeste e demais estados da Região Norte e Sudeste as mensagens de bloqueio de celulares irregulares serão enviadas a partir de 7 de janeiro de 2019 e os aparelhos passarão a ser bloqueados em 24 de março do próximo ano. Nesses locais, a medida irá valer para celulares irregulares habilitados nas redes das prestadoras a partir de 7 de janeiro.

Onde achar o número IMEI do celular

- procurar na caixa do celular;

- procurar em um adesivo que fica por trás da bateria; ou

- digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]