• Carregando...
 | Daniel Castellano / Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo/Arquivo

Uma publicação falsa tem circulado pelas redes sociais afirmando que o Brasil registrará temperaturas negativas entre -17ºC e -14ºC na próxima terça-feira (10). O post afirma que a anomalia atingirá as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de regiões da Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. No entanto, o Simepar garante que isso não vai acontecer.

Em nota, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que a menor temperatura registrada na história do país ocorreu em julho de 1975, quando os termômetros na cidade de Guarapuava atingiram a marca de -10ºC. Depois disso, o município mineiro Maria da Fé - na região Sudeste do Brasil - atingiu -8,4ºC em julho de 1981 e a cidade catarinense de São Joaquim chegou a -9ºC no ano 2000.

Leia também: Por que Curitiba é a capital mais fria do Brasil?

Já em Curitiba, a temperatura mínima registrada pelo Inmet foi de -5,2ºC nos dias 9 de agosto de 1970 e em 11 de julho de 1972. “E isso foi antes mesmo de a neve cair em Curitiba, já que a cidade ficou toda branca somente em 1975”, informou o meteorologista Tarcísio da Costa, do Simepar, ao garantir que “as informações falsas que têm sido divulgadas na internet estão completamente fora da nossa realidade histórica”.

De acordo com Costa, a massa de ar polar prevista parana próxima semana trará bastante frio ao estado do Paraná, mas nada comparado à temperatura divulgada pela falsa publicação. “Poderemos ter mínima de 5ºC em Curitiba e de 2ºC no sul do estado devido à altitude. Apenas isso”, afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]