• Carregando...
Desabrigados de Guaratuba estão no ginásio de esportes da cidade. | Prefeitura de Guaratuba/
Desabrigados de Guaratuba estão no ginásio de esportes da cidade.| Foto: Prefeitura de Guaratuba/

Cinco mil pessoas foram afetadas pelas chuvas dos últimos dias em Guaratuba, no Litoral do Paraná, segundo a Defesa Civil da cidade. Nesta segunda-feira (18), 150 pessoas ainda permaneciam abrigadas no ginásio de esportes, sem previsão de quando vão poder retornar para suas casas. E apesar de as áreas de alagamento já estarem baixando, a prefeitura informou que a semana vai começar sem aulas em um centro de educação infantil e em uma escola.

Embora a chuva tenha sido forte em todo o Litoral neste fim de semana, o impacto maior foi em Guaratuba, onde a força da maré ajudou a deixar praticamente todas as regiões da cidade embaixo d’água. De acordo com o Simepar, desde a última quinta-feira (14) até domingo (17) choveu na cidade 201,8 mm, o equivalente a 68% da média para o mês na região, que é de 294 mm.

Leia também: 1ª audiência do caso Daniel será marcada por encontro dos Brittes com família do jogador

Tanta chuva deixou ainda outras 450 pessoas desalojadas, que foram para a casa de familiares e amigos. Ao todo, foram 1,2 mil casas afetadas. Conforme a Defesa Civil, não houve deslizamentos e nem pessoas feridas.

Mesmo assim, equipes do órgão terão um dia intenso de trabalho nesta segunda. Desde cedo, eles percorrem os pontos mais afetados de Guaratuba, como o bairro Mirim e o balneário Piçarras, para calcular os estragos. O Corpo de Bombeiros ajuda nas vistorias, que só devem acabar no fim da tarde.

Em vídeo publicado na página da prefeitura de Guaratuba no Facebook domingo, o prefeito Roberto Justus (DEM) informou que ainda muitas outras família foram afetadas, mas preferiram não deixar suas casas por medo de saques.

Veja mais - Chuva persiste em Curitiba e no Litoral nesta semana

Nesta segunda, uma escola, o Colégio 29 de Abril, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Peixinho Dourado estão com atividades suspensas. De acordo com a prefeitura, entrou água nas salas destes imóveis.

Doações

A grande quantidade de doações que tem chegado ao ginásio municipal de esportes Governador José Richa tem segurado a necessidade de a prefeitura decretar estado de emergência em Guaratuba.

No entanto, a prefeitura mantém o pedido das doações, inclusive de materiais de limpeza e higiene pessoal. As doações devem ser entregues diretamente no ginásio, na Rua Nicola Abage, das 8h às 18h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]